10 Erros de Planejamento na Hora de Mobiliar a Sua Casa: Descubra Como Evitá-los!

10 Erros de Planejamento na Hora de Mobiliar a Sua Casa: Descubra Como Evitá-los!

Compartilhe se gostou:

Fizemos uma seleção das 10 principais coisas que você deve saber sobre erros de planejamento e também como evitar na hora de mobiliar a sua casa.

Na hora da reforma, construção ou até mesmo na fase de mobiliar a casa, o planejamento é uma peça fundamental para que não surjam futuras dores de cabeça.

Por isso, se atente as dicas que preparamos para que você possa evitar esses erros de planejamento e possa desfrutar das vantagens de ter um móvel planejado. Confira abaixo…

 

#1: O Projeto:

A maioria dos erros de planejamento acontece pela falta de atenção e de informações sobre o perfil e finalidade dos móveis. Muitas pessoas não passam pela fase de planejamento. Isso porquê não sabem que exite planejamento para isto ou por desconsiderarem essa etapa.

No entanto, é justamente nessa etapa que informações sobre o cliente são captadas para que o projeto possa atender diretamente as suas necessidades com os móveis planejados corretos.

Como Evitar?

Para que seja realizado um projeto confiável e funcional são necessárias diversas informações que contribuirão para definições das ações. Chamamos essa ação de briefing, ou seja, uma reunião das informações e instruções para uma elaboração bem sucedida do seu móvel planejado. O ideal é que seja feita por um profissional habilitado!

Nessa fase de projeção passe todas as informações possíveis.

Exemplo:

Se existe algum portador de necessidades especiais na casa, hábitos caseiros, se você recebe amigos, qual quantidade de roupas, sapatos, tipos de utensílios domésticos, entre outras informações.

 

#2: As Medidas

Um dos grandes diferenciais dos móveis planejados é que se adequam aos espaços de forma personalizada. Então quanto mais atenção e exatidão das medidas melhor, pois é exatamente com as medidas de cada ambiente que serão construídos cada móvel planejado. Um erro de medida poderá ocasionar muitos transtornos!

Como Evitar?

Sempre confira as medidas passadas na hora de solicitar os orçamentos, afinal, cada milímetro fará a diferença no alinhamento, estrutura e até mesmo na parte visual dos móveis.

O ideal é que conte com a ajuda de um profissional qualificado no processo de medição, um registro de água, a localização da janela, a porta, o simples interruptor, ar condicionado, cortina e outras coisas, podem gerar muita diferença na hora de projetar.

DICA EXTRA: Os pontos chaves são os pontos de iluminação e hidráulica. Por isso, tenha conhecimento das plantas hidráulicas e elétricas. Um erro de planejamento que prejudique qualquer um desses pontos compromete muito o seu projeto, como uma possível infiltração na hora da montagem!

 

#3: Iluminação Deficiente:

A iluminação agrega muito valor aos ambientes planejados. Uma deficiência na iluminação poderá comprometer o conforto e a segurança dos usuários.

Apesar de parecer simples, é nessa etapa da iluminação que muitas pessoas encontram problemas, que no início não incomodará tanto, contudo no futuro, será uma verdadeira “dor de cabeça”.

Como Evitar?

Para evitar uma iluminação deficiente você deve se atentar:

  • Ao posicionamento dos pontos de iluminação;
  • O fato da pessoa ser destra ou canhota, para saber se a iluminação não fará sombra sobre o trabalho;
  • Deve-se verificar regularmente o estado de funcionamento das fontes de iluminação artificial;
  • Substituir prontamente as lâmpadas que se encontram em mau estado.

DICA EXTRA: Você poderá contar também com a ajuda de um Light Designer.

 

#4: Falta de ergonomia

A Ergonomia é crucial para que um móvel planejado possa ser considerado bom, sendo assim, se está se sentindo desconfortável ao sentar na sua mesa de trabalho, ou até mesmo sente algum tipo de dor ao ficar alguns minutos olhando para o seu painel de TV, com certeza, existe alguma coisa errada.

Constantemente, observamos vários casos de lesões por esforço que poderiam ser evitados com o simples uso de técnica de ergonomia.

Como Evitar?

Considere a ergonomia dos produtos e sua utilização em seu projeto, levando em conta o usuário principal do produto. Busque sempre uma orientação de um profissional e mencione a sua necessidade. Deseja saber mais sobre ergonomia? Nós temos um Infográfico ideal para você. Clique Aqui!

 

#5: Dimensionamento

Geralmente nossas necessidades e desejos são maiores que os espaços que temos a serem utilizados, exigindo assim sermos seletivos e definirmos de forma mais racional o uso do espaço a ser ocupado.

Circulação e espaço para abertura de portas e gavetas, são exemplos necessidades básicas, bem como a acomodação dos eletrodomésticos, dos utensílios de uma cozinha ou do terno que se quer manter sem amassar. Portanto, essa parte é crucial para o sucesso de seu projeto.

Como Evitar?

Considere situações como estas no momento de definir seu móvel planejado:

  • Espaço para a abertura de portas e gavetas;
  • Circulação;
  • Equipamentos;
  • Utensílios domésticos;
  • Roupas, Sapatos e Acessórios;
  • Equipamentos de som e TV.

 

#6: Planejamentos Financeiro

Começar obras, reformas ou fazer qualquer tipo de compra sem verificar o seu orçamento, é pedir para ter problemas no futuro. Se preparar financeiramente é um dos primeiros passos a se dar, quando o assunto é mobiliar a casa.

Como Evitar?

Procure uma empresa que te dê opções e condições de pagamento diferenciados. Um prazo, um desconto ou até mesmo a possibilidade de negociar diretamente com o dono te trará garantia de um bom investimento e preço justo.

 

#7: Cronograma das obras

Assim como o planejamento financeiro o cronograma das obras é essencial. É o cronograma que permitirá você saber se a obra já começou, em que fase ela se encontra e até mesmo a previsão de qual data ela se encerrará.

Imagina o tormento de viver aguardando a finalização de uma obra ou montagem dos móveis sem saber a data certa de quando irá finalizar? Acredito que você não deseja passar por isso.

Como Evitar?

Verifique os prazos e calendários e não deixe para fazer seu planejamento na última hora. Com tantas coisas para resolver, os detalhes podem ser esquecidos. Então cuidado nessa etapa.

Caso já tenha ultrapassado a fase da reforma e tenha pressa para mobiliar, pode contar conosco. A D&C entrega em 10 dias* e têm fábrica localizada na região dos lagos!

 

#8: Experiência comprovada dos profissionais

Um dos maiores erros que você não deve cometer é confiar em “profissionais” que não estão qualificados para lhe ajudar. Hoje em dia, muitas pessoas se intitulam especialistas em mobiliar um lar. Porém, infelizmente elas não têm experiência suficiente para atender determinados projetos.

Antes de começar o seu projeto, verifique a qualidade dos profissionais contratados!

Como Evitar?

  • Pesquise e conheça a empresa que fornecerá os seus móveis planejados;
  • Visite a empresa, ligue e agende uma visita para conhecer o ambiente, os profissionais e o atendimento;
  • Busque empresa próximas à você e que faz parcerias com empresas renomadas; A D&C está no mercado da Região dos Lagos há 16 anos e é parceira de empresas renomadas!
  • Opte por uma empresa que conta com uma equipe ideal para atender o seu projeto. Verifique se a empresa contém coordenadores, gestores de vendas, profissionais de produção e montagens, um setor administrativo e principalmente um SAC. A parte do atendimento deve ser fundamental para que você tenha a atenção merecida!

 

#9: Garantia Oferecida

Algumas empresas no mercado acabam oferecendo um prazo muito curto de garantia. Isso porque não desejam se comprometer com os seus produtos e com seus serviços prestados.

Muitos problemas e dores de cabeça estão relacionados a esse prazo curto e com a falta de assistência ou até mesmo uma assistência lenta e exageradamente burocrática.

Como Evitar?

  • Dê preferência e sua confiança a uma empresa que possa simplificar o processo e tenha como prioridade as suas necessidades;
  • A localização da fábrica fornecedora de seus móveis planejados é um fator primordial para definir a agilidade. Infelizmente, a maioria das fábricas acabam ficando na região sul do país. Diante disso, opte por empresas próximas a você;
  • Busque uma empresa que esteja sempre ao seu lado e seja capaz de resolver com presteza os possíveis problemas.

 

#10: Pesquisa com outros consumidores

Fechar um negócio sem antes ter conhecimento da opinião de algumas pessoas é considerado um dos graves erros de planejamento na hora de mobiliar o seu lar. Se foi bom para outras pessoas, a tendência é ser bom para você também. Se foi ruim para outras pessoas, você já sabe…

Como Evitar?

Primeiramente, se informe. Busque informações nas redes sociais, qualificações em sites de controle de qualidades, analise os sites e claro, consulte seus amigos e familiares. Nada melhor do a opinião de outras pessoas para comprovar a qualidade de uma empresa.

 

Conclusão:

Com certeza com essas dicas você poderá mobiliar sua casa com tranquilidade. Esteja você na hora de construir, reformar ou mobiliar a sua casa, planejar essa etapa é essencial para evitar problemas futuros.

Gostou deste post? Quer continuar recebendo os nossos conteúdos? Assine a nossa News!

 

comments