3 Dicas Para Acertar na Limpeza de Seus Móveis Planejados!

3 Dicas para Acertar na Limpeza de Seus Móveis Planejados
Compartilhe se gostou:

Para saber como conservar seus Móveis planejados primeiramente você deve ter conhecimento dos materiais que são utilizados em sua fabricação.

Como já falado aqui, em nosso blog, anteriormente os móveis planejados D&C são fabricados com MDF, um tipo de madeira reconstituída. Nossas chapas são estocadas em nossa fábrica e ficam imunes de qualquer espécie de fungos, cupins ou pragas em geral.

No entanto, qualquer produto derivado da madeira pode sofrer ataques, caso tenham contato com produtos, materiais ou locais já infestados. Por isso, recomendamos que você leia este post até o final para saber tudo sobre limpeza de seus móveis planejados:


# Recomendações D&C sobre pragas:

É ideal que seja feita uma dedetização/descupinização nos ambientes periodicamente. Em caso de histórico de cupins, recomenda-se a dedetização/descupinização antes da instalação dos móveis.

IMPORTANTE: Se mora em prédio é necessário ficar atento! Se os seus vizinhos contratarem o serviço de dedetização pode acontecer de cupins se locomoverem para sua casa! O ideal é que entre em contato com uma Dedetizadora que poderá analisar o imóvel e diagnosticar o problema.

 

# Conservação e Limpeza:

Vidros – Para limpeza dos vidros, utilize água e detergente neutro diretamente em um pano apropriado ou toalha de papel.

Evite: Pano seco, esponja de aço ou outro objeto abrasivo, pois panos secos podem danificar os vidros com o atrito e os produtos abrasivos se pulverizados diretamente na superfície podem causar danos aos revestimentos e acessórios caso entrem em contato com os móveis.
Substâncias alcalinas em geral como: vinagre, sal e limão também não devem ter contato direto com os seus móveis, pois com o passar do tempo com certeza causará danos!
Cuidado com contato com materiais pontiagudos, para não riscar o móvel. Esses tipos de danos garantias não cobrem!

Armários, portas e tampos – Na limpeza de armários, portas e tampos, utilize apenas um pano limpo e macio ligeiramente umedecido com água morna (não precisa ferver a água), secando bem após.
No caso de manchas mais resistentes, use pano limpo umedecido com uma mistura de sabão neutro (não alcalino) e água ou água e álcool*, em quantidades iguais. Após seque completamente com um pano macio. Depois, lustre levemente seguindo a textura do móvel.

*Se for usar álcool na limpeza dos armários da cozinha, mesmo que esteja misturado com água, é necessário que se atente aos eletros inox! Não podem ser limpos com álcool em nenhuma hipótese !

Evite: Pano encharcado! A água pode se infiltrar nas laterais e junções dos móveis causando perda da peça!

  • Pano de louça – geralmente contém resíduos de gorduras e produtos abrasivos!
  • Pano seco – não limpa e com o tempo vai desgastando o móvel!
  • Lustra-móveis colorido ou cera – Causam manchas que na maioria das vezes não são removíveis.
  • Detergente, limpador instantâneo e produtos de limpeza de forno ou à base de amônia e saponáceo – Danificam os acabamentos tirando as propriedades das peças.
  • Esponja dura, áspera e palha de aço – Assim como nos vidros, riscam e danificam.
    Cuidado com contato com materiais pontiagudos! Podem riscar o móvel.

Ambientes molhados – No Brasil, a maioria das pessoas tem como rotina de limpeza a lavagem do chão de ambientes como cozinhas e banheiros devido o acúmulo de gordura.

Para quem tem móveis planejados, indicamos que sejam colocados sobre sóculos (base construída de alvenaria, madeira ou concreto).

Os ambientes úmidos também são responsáveis pela criação de mofos (fungos filamentosos). Fique atento para eliminar o mofo do seu móvel. Assim, você evitará que esse pequeno problema se torne uma grande dor de cabeça no futuro.

Puxadores – A limpeza dos puxadores é a mesma que dos armários, usa-se apenas um pano macio limpo com sabão neutro.
Também é definitivamente proibido o uso de qualquer produto de limpeza. Se deseja saber mais sobre puxadores, Clique Aqui!

Dobradiças e corrediças – Na limpeza das dobradiças e corrediças é indicado o uso de um pincel de cerdas suaves para retirar a poeira.
Evite: Acúmulo de poeira, gordura ou umidade prejudicam o bom funcionamento e/ou ocasionam oxidação. Por isso a manutenção e limpeza tem que ser constantes.

Acessórios – Para manter os acessórios limpos e bem conservados, sempre que lavar, enxágue para não deixar resíduos e depois, seque-os bem! Lustre os produtos com pano limpo e macio.

 

# Importância dos cuidados e manutenção:

No dia a dia surgem algumas situações que devem ser evitadas com objetivo de aumentar a vida útil dos produtos. Seguem algumas dessas situações:

Raios Solares:
Os raios solares são vilões quando entram em contato direto com móveis! A ação dos raios solares causam alterações nas características originais dos produtos, mas podem ser evitados com bloqueadores como: vidros escurecidos, películas e cortinas. Nós temos um post especial sobre móveis planejados para regiões de calor. Se eu fosse você, dava uma conferida!

Manuseio dos itens guardados nos móveis:

O ideal é sempre levantar e não arrastar os itens guardados nos seus armários. Existem hoje, alguns recursos como “tapetinhos” de silicone que são colocados nos fundos das gavetas que tem como finalidade proteger!

Atenção as especificações técnicas:

Muitas pessoas não se atentam para as especificações técnicas dos móveis planejados e por isso acabam ultrapassando os limites permitidos de peso das gavetas e prateleiras.
Esse erro é um erro fatal! Ao passar do tempo esse excesso causa desregulamento, quebra e até o deslocamento do móvel. Para evitar esse tipo de situação os gestores da D&C fazem junto com o cliente um estudo da finalidade do móvel, desta maneira já o calculam e projetam de forma personalizada que atenda as necessidades.

Crianças:

Crianças são muito criativas e curiosas! É necessário uma cautela maior para ambientes que estão com fácil acesso as crianças. Além de evitar acidentes domésticos a cautela ajudará a conservar os planejados.
Oriente a não se apoiarem sobre as gavetas para alcançar as partes superiores e muito menos fazer as gavetas como escada para alcançar armários superiores!

Umidade:

Esse é um fator que causa danos permanentes, assim como água e óleo não se misturam, MDF e água também não devem!
Como medida de prevenção, orientamos os clientes D&C a preparar o ambiente que irá receber os móveis planejados. Verificar possíveis pontos de infiltração, umidade para assim evitar mofo e fungos.

Objetos cortantes:

Sempre utilize apoio para proteção dos móveis quando for cortar alguma coisa. Até mesmo granitos, mármores e pedras ficam com riscos se não forem protegidos!
Os revestimentos utilizados (BP) podem ser riscados ou danificados -permanentemente – por objetos cortantes como tesouras, giletes, facas e etc.
Outros tipos de manchas: Os móveis devem ser isolados de canetas, tintas e qualquer tipo de produto de pigmentação! O correto é que em home offices, por exemplo, o cuidado seja reforçado com algum anteparo.

Sifões:

Evite vazamentos! Certifique-se que os sifões e áreas molhadas dos granitos estejam com suas junções vedadas e ajustadas. Geralmente são utilizados produtos como silicone para isso.
Se cair algum líquido procure remover imediatamente! Estão mais suscetíveis à ação da umidade áreas ao redor da pia, do forno e dos rodapés. Verifique essas instalações periodicamente a fim de evitar vazamentos.

 

# Conclusão:

Nesse post tentamos ao máximo explicar tudo sobre como você pode ser mais assertivo na limpeza de seus móveis planejados. Essas dicas, certamente, farão com que a sua casa fique sempre linda e seus móveis planejados com vida longa!

Gostou desse assunto? Comente abaixo. Prepare-se, vem mais por ai! Para não ficar de fora, vai uma super dica: Assine a nossa News!

comments