Planeje um ambiente corporativo saudável e produtivo

ideias para um ambiente corporativo
Compartilhe se gostou:

Você sabia que a forma como o ambiente de trabalho da sua empresa está disposto pode causar sérias e profundas influências sobre a produtividade e até mesmo na satisfação da equipe de trabalho do seu negócio?

Pois é, longe de parecer algo sem relevância, a maneira como móveis corporativos estão dispostos no ambiente de trabalho pode afetar a produtividade e a qualidade do trabalho de uma equipe de funcionários.

O layout das salas de trabalho após o processo de mobília, tipos de móveis, dimensões e mesmo seus designs, podem fazer uma significativa diferença na rotina de trabalho.

Neste artigo, vamos mostrar como um ambiente corporativo deve ser planejado e construído para oferecer as melhores condições para a sua equipe de funcionários poder produzir da melhor maneira possível.

Continue lendo este conteúdo até o fim e descubra como fazer esse planejamento de forma adequada para tornar o ambiente de trabalho da empresa mais produtivo e saudável.

ambiente corporativo personalizado

Analise o espaço disponível para o seu ambiente corporativo e defina que tipo de móveis vai usar

Nossa primeira dica para o planejamento eficiente de um ambiente de trabalho agradável e produtivo para a empresa é perene, tanto para uma empresa que está reformando seu ambiente…

… Quanto para aquela que está começando a montar o seu local de trabalho do zero e deseja começar com o pé direito.

Trata-se da análise do espaço disponível para desenvolver o layout corporativo e a escolha do tipo de móveis para inserir no ambiente de trabalho.

O primeiro processo consiste em simplesmente saber quais são as dimensões do espaço que se tem para mobilizar e organizar a equipe da empresa.

É preciso levar em conta aqui que em hipótese alguma deve-se optar por deixar o espaço de trabalho (após mobiliar e desenvolver o layout) muito reduzido ou até mesmo meio apertado.

Pois isso vai prejudicar o conforto necessário para sua equipe trabalhar. O que será especialmente prejudicial se a sua empresa, ou pelo menos a equipe que ficará no ambiente corporativo, tenha tarefas de ordem criativa.

Ou seja, trabalhos em que criatividade é demandada, exigindo portanto algum conforto para pensar as melhores soluções, deve ter uma atenção especial.

Depois de conferir quais são as dimensões exatas do espaço, é hora de decidir pelo tipo de móveis a serem utilizados no local.

Em geral, existem os móveis planejados e modulados.

Para entender a diferença, os móveis modulados são aqueles já adquiridos prontos, com dimensões determinadas pelo fabricante, bem como cor, formato e outros detalhes.

Já os móveis planejados são aqueles criados a partir de um projeto específico. Podendo ser desenhados por um arquiteto, designer ou outros projetistas profissionais, os móveis planejados são ideais quando se precisa mobiliar espaços menores ou com perfeita distribuição pelo lugar.

E esse é justamente o caso dos ambientes corporativos.

Móveis planejados e ambientes corporativos: mais do que uma simples otimização de espaços

Embora existam empresas que fabricam móveis modulados para empresas, é preferencial que um projeto de móveis planejados seja adotado.

Primeiro, como mostramos acima, porque eles podem ser desenvolvidos de acordo com o espaço disponível no ambiente corporativo. Ou seja, eles se encaixam perfeita e confortavelmente no espaço corporativo onde devem ficar.

Segundo, porque podem ser planejados para atender as necessidades do funcionário que irá trabalhar naqueles móveis.

Imagine a mesa de um escritório onde muitos documentos, arquivos e relatórios precisam sempre estar à mão. Um móvel planejado para um ambiente corporativo neste caso pode contar com uma boa quantidade de gavetas distribuídas harmoniosamente sob a mesa.

Assim o funcionário que trabalhar ali não terá problemas para pegar ou guardar os arquivos com os quais estiver trabalhando no momento. Isso torna seu trabalho mais fácil, prático e produtivo.

O móvel planejado também é pensado para seguir dimensões que proporcionam um trabalho confortável. Por exemplo, uma mesa para computador deve ter uma altura correta para usar o teclado sem prejudicar os braços e as mãos com uma tendinite.

Ou seja, deve-se levar em conta a ergonomia do móvel e no que ela contribui para o ambiente de trabalho.

Outra vantagem dos móveis planejados para ambientes de trabalho é que eles podem ser projetados junto a todo o projeto de layout do ambiente e seguir a mesma identidade visual.

Mobiliário corporativo: avaliar os materiais de fabricação também é fundamental para garantir a qualidade do trabalho

Tão importante quanto pensar na disposição dos móveis, dimensões e funcionalidades práticas para os funcionários, é a necessidade de ter cuidado com os materiais usados na fabricação do móvel.

Por isto, queremos dizer que é necessário ficar atento à qualidade do material escolhido, como o MDF usado e os revestimentos do móvel.

Afinal, eles precisam ter uma boa resistência para evitar desgastes prematuros e necessidade de reposição. Assim como proteger os funcionários de potenciais acidentes, como a quebra inesperada de um móvel que faça o funcionário cair ou se machucar de outro modo.

A cor do revestimento do móvel também é muito importante para a natureza do trabalho a ser desenvolvido. Um consultório médico, por exemplo, deve ter seus móveis de cor clara, que é o padrão para as clínicas em geral.

ambiente corporativo com cores claras

Outros fatores que influenciam na hora de planejar o ambiente corporativo perfeito para da sua empresa

Ao planejar e desenvolver um ambiente de trabalho confortável, que garanta a satisfação e eleve a produtividade da sua equipe de funcionários, deve-se dar atenção não apenas aos móveis usados no projeto.

Eles podem ser considerados como o componente mais importante num ambiente corporativo para fins de qualidade e praticidade no trabalho dos colaboradores.

No entanto, o ambiente de trabalho precisa de outros cuidados para que o projeto gere os melhores resultados possíveis.

Um deles é com a iluminação do ambiente, que pode afetar bastante o humor dos funcionários e as condições de trabalho.

Por exemplo, as luzes frias e fluorescentes, quando presentes em excesso, podem aumentar o nível de estresse da equipe presente na sala de trabalho. Além disso, a luz natural que entra pelas janelas e reflite nas telas dos computadores podem gerar cansaço na equipe de trabalho.

Assim, é recomendável que luzes quentes sejam adicionadas ao projeto do ambiente corporativo, bem como o uso de persianas e cortinas para evitar que a luz natural possa atrapalhar o trabalho dentro da empresa.

Outro cuidado é com as cores usadas no ambiente, assim como a proximidade entre os funcionários durante o trabalho. Pois isso influencia na produtividade dos funcionários.

Faça seu projeto de ambiente corporativo com quem é especialista no ramo

Agora que você já conhece o básico sobre o planejamento de um ambiente de trabalho ergonômico e que estimule a produtividade na sua empresa, que tal darmos o próximo passo?

A D&C é especialista em projetos para ambientes corporativos, com um foco maior em móveis planejados.

Clicando aqui embaixo, você pode entrar em contato conosco para dar partida em seu projeto de móveis planejados, gratuitamente!

➥ Quero começar meu projeto de móveis planejados hoje mesmo

comments