Veja armário para lavanderia

Qual é o armário para lavanderia ideal em cada tipo de espaço

Compartilhe se gostou:

Pare por um momento e faça a seguinte pergunta a si mesmo.

O quanto de atenção e cuidado você dá à lavanderia da sua casa, apartamento, empresa, etc…?

Pois é, provavelmente o seu nível de atenção e interesse com a sua lavanderia — a menos que você tenha uma como empresa — será muito pequeno.

Isso é verdade principalmente em casas e apartamentos. Pois afinal, a lavanderia não é um lugar onde costumamos receber pessoas, sem falar que também não costumamos passar ali momentos de lazer.

Praticamente ninguém tem o hábito de, por exemplo, ler um livro na lavanderia de casa. Isso por que a lavanderia não é um ambiente de permanência, é para serviços de manutenção da casa (por isso muitos a chamam de área de serviço).

O mais comum é que ela tenha a tendência de virar — além de lavanderia — um “quartinho da bagunça”. E colocar suas coisas de limpeza, alguns objetos, por lá é até válido sim, mas sem fazer uma zona.

É aí que entra a função de um armário para lavanderia, pois com ele você consegue organizar o espaço, tendo como guardar ali tudo o que você precisa, e de maneira segura.

Neste artigo que a D&C preparou hoje, vamos mostrar como escolher corretamente esse móvel e tornar sua lavanderia mais organizada. Independentemente do espaço disponível.

Continue a leitura com atenção, e pegue as dicas que vamos te entregar!

Dicas para um armário para lavanderia

Armário para lavanderia: a diferença entre modulados e planejados, e quais suas funcionalidades

Ao se mobiliar uma lavanderia, devemos levar em conta cuidados gerais iguais que tomaríamos com qualquer outro espaço de nossa residência.

Ou seja, primeiro identificamos o espaço disponível e depois decidimos o que iremos colocar lá em questão de móveis, equipamentos, objetos, etc.

E quando estamos na busca por um armário para a lavanderia ideal para nosso espaço, devemos agir dessa forma também.

Primeiro, medindo todo o espaço disponível em nossa lavanderia e conhecendo que parte desse ambiente será usada por itens como a máquina de lavar, cestos de roupa suja, prateleiras para itens de limpeza, etc.

Só assim vamos saber o tamanho mínimo e máximo que o armário precisa ter para ser funcional e atender nossas necessidades na lavanderia.

E para fazer isso, precisamos definir se o armário será modulado ou planejado. O ideal, para que sua lavanderia fique a melhor possível, é usar móveis planejados.

Especialmente em lavanderia pequena, pois os móveis planejados são feitos de acordo com o espaço disponível, gerando um resultado melhor.

Já um armário modulado não é garantido que se adapte bem a sua lavanderia, pois esse tipo de móvel segue medidas que são padrões de fábrica.

E o armário é indispensável na lavanderia para impedir que o ambiente fique todo bagunçado. Sem falar que, quando planejado, o armário pode ganhar funcionalidades estratégicas para a organização e harmonização da lavanderia.

Continue lendo para descobrir alguns conceitos e dicas para escolher um bom armário para sua lavanderia de acordo com o espaço que se tem.

Armário para lavanderia ampla: como aproveitar melhor um espaço mais generoso

Vamos começar pelo cenário mais fácil para se escolher um armário para uso na lavanderia.

Aquele em que o cômodo é amplo, e que ainda sobre um bom espaço para adicionar móveis e circular confortavelmente entre eles, mesmo depois de colocar eletrodomésticos como máquinas de lavar, ou um tanque de lavar roupa, por exemplo.

Nesse caso, os móveis planejados são capazes de ocupar um espaço amplo da melhor maneira, sem dar aquela impressão de que está faltando alguma coisa.

Quando o espaço é amplo e generoso, uma boa ideia é apostar em armários também amplos e bem distribuídos para os produtos de limpeza, utensílios de higiene e de manutenção da casa.

Quando a lavanderia é grande, é importante separar alguns espaços do armário para produtos como sabão em pó e barra, detergentes, desinfetantes, amaciantes, etc…

E outros para colocar equipamentos e itens para limpar a casa como aspirador de pó, vassouras, rodos, flanelas para móveis e panos de chão.

É claro que para equipamentos como um aspirador de pó ou um balde, algumas prateleiras do armário da lavanderia devem ter uma boa profundidade para guardar corretamente estes objetos.

Também é possível, caso deseje, utilizar mais de um armário para lavanderia se o cômodo for muito amplo.

Quando se tem mais espaço para armário, você pode apostar muito mais em um móvel com um número maior de compartimentações, de maneira que absolutamente nada fique fora dele, deixando o ambiente totalmente livre.

armário para lavanderia economiza espaço

Armário para uma lavanderia pequena: como harmonizar e tornar funcional um espaço reduzido

Uma tendência cada vez mais presente na realidade de quem mora em apartamentos nos grandes centros urbanos são os espaços reduzidos.

Não que os apartamentos amplos não existam mais. Só que estão muito caros em geral, principalmente em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

Então, o mais comum é que um apartamento possua cômodos pequenos por padrão, ou que reduza ainda mais algum dele para deixar outro um pouco mais amplo, o que é até uma tendência.

E, neste tipo de projeto, a sala de estar e quarto do casal são frequentemente mais espaçosos às custas da diminuição de outros ambientes do apartamento. O que na maioria das vezes sobra para a lavanderia, cozinha e banheiros, que ficam bem menores.

Em uma situação dessas, usar um armário para lavanderia modulado é virtualmente impossível. Pode não caber no lugar ou deixar o espaço disfuncional.

Assim, a opção mais viável é usar um móvel planejado, mas que respeite algumas recomendações. Confira quais são elas abaixo.

  • O armário precisa ser fixado a parede para não tomar mais espaço do piso, facilitando a distribuição entre ele, a máquina e um tanque de lavar roupas;
  • Se a ideia for colocar prateleiras para guardar objetos grandes, como baldes ou um aspirador, coloque a prateleira mais profunda em uma área do ambiente onde não seja preciso circular, ou ainda um pouco acima da máquina de lavar roupa;
  • Para um espaço mais organizado, ainda que pequeno, cuide para que o armário tenha — um espaço com ganchos para pendurar rodos e vassouras.

Com essas dicas gerais, é possível planejar um armário para lavanderia que mantenha a harmonia e funcionalidade, independente do espaço disponível.

Móveis planejados: sempre a solução ideal para qualquer ambiente da sua residência

Os móveis planejados são o que conseguem aproveitar o espaço da sua residência da melhor maneira possível.

Isso porque eles são desenvolvidos caso a caso, a partir da medição dos ambientes do seu lar.

Ou seja, eles são feitos sob a exata medida de onde irão ser instalados. Assim aproveita-se cada cantinho dos cômodos.

Agora, se deseja se aprofundar mais no tema de móveis planejados, faça o seguinte.

Clique aqui embaixo e faça o download gratuitamente do nosso guia completo sobre móveis planejados. E descubra como esse tipo de projeto pode revolucionar todo e qualquer espaço da sua casa ou empresa.

➥ Desejo aprender tudo sobre móveis planejados e dar um up de funcionalidade e harmonia em meus espaços

comments