Automação Residencial: Sua Casa Igual à do Homem de Ferro

Automação Residencial
Compartilhe se gostou:

Você deve se lembrar daqueles filmes antigos de Hollywood que mostravam casas inteligentes, com tudo computadorizado. Os autores sugeriam que seria assim depois dos anos 2000, e o mais interessante, é que acertaram.

Hoje, quase duas décadas da virada do milênio, é possível ter uma casa toda comandada através da tecnologia. E não ache que é impossível conseguir isso, nem que é preciso ser um bilionário, como o Bill Gates ou o Mark Zuckerberg. Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é automação residencial?

Alguns definem a automação residencial como o método de tornar a maior parte dos equipamentos eletrônicos da sua casa automática. Imagine poder controlar as luzes, as portas, o ar condicionado, a televisão e até mesmo a irrigação do jardim com alguns cliques no seu smartphone ou tablet.

A automação torna isso possível!

E, para deixar claro como isso pode ser muito benéfico para você, vamos imaginar uma situação: Você chega em casa depois de um dia cansativo no trabalho. Deita no sofá, pega seu celular, e só com alguns toques, liga a televisão no seu canal preferido, controla a temperatura mais fria com o ar-condicionado e reduz a luz para relaxar.

Parece até coisa de filme mesmo, mas isso já é realidade em muitas casas do mundo todo.

Como funciona?

A ideia central é ter uma central de comando em sua mão para controlar tudo o que puder ser automatizado em seu lar. O que há de mais moderno em tecnologia permite que você e sua família façam isso com total mobilidade.

Se você fosse ligar cada um dos seus aparelhos eletroeletrônicos, teria que fazer isso manualmente, um por um. Ou seja, você pega um controle específico para cada coisa. No entanto, com a automação residencial, você só precisa de um toque para que todos esses aparelhos sejam ativados por um sistema e comecem a funcionar simultaneamente.

A instalação de um projeto deste tipo depende das condições de fiação da casa. No caso de arquiteturas que já contemplam a automação durante a projeção do imóvel, as possibilidades se ampliam, mas não quer dizer que nenhuma casa possa receber um projeto de automação residencial.

Por que você deve considerar a automação residencial?

Além do que já citamos aqui, ou seja, o fato de poder controlar todos os aparelhos na palma da sua mão, a automação facilita muito na produtividade e otimização do seu tempo, já que muitas tarefas rotineiras podem ser eliminadas ou feitas de forma mais rápida.

Outro ponto a se considerar é que automatizar ajuda com a economia. Ao acessar todos os sistemas de forma remota, a pessoa liga apenas aquilo que quer e precisa, sem necessariamente usar tudo em máxima potência.

Maior segurança também faz parte das vantagens da automação residencial. Ela possibilita controlar câmeras de segurança, abrir e fechar portões e ativar alarmes contra qualquer um que queira entrar da casa.

De acordo com a sua necessidade, é possível instalar sensores nas portas e janelas, diminuir ou aumentar as luzes quando se chega ou sai, visualizar as câmeras remotamente através do computador, entre outras coisas de deixar o Tony Stark com inveja.

Como conseguir esse serviço?

A automação residencial tem se popularizado e não é difícil encontrar algum profissional ou empresa especializada. E como já citamos aqui, mesmo não parecendo, não é impossível fazer uma boa automatização na casa com um preço que cabe no seu orçamento.

Automação Residencial: Tenha Sua Casa igual à do Homem de Ferro!

 

comments