BP X FF: Descubra o melhor revestimento para armário de cozinha!

A cozinha é o ambiente da casa que normalmente tem o uso mais intenso e é também o local onde se expõe os móveis a produtos químicos e orgânicos, por isso ter atenção ao tipo de material utilizado no acabamento é fundamental para garantir maior durabilidade da sua cozinha planejada.

Toda chapa, por exemplo o MDF, utilizado na fabricação do móvel planejado conta com um revestimento externo que é o envoltório da chapa. No entanto, é preciso ter atenção a  qualidade do acabamento, pois ele que irá garantir maior ou menor resistência a riscos e manchas nas superfícies.

Mas antes de dizer o melhor revestimento para armário de cozinha, vamos entender o que é cada um dos citados:

O Que é FF?

O revestimento Finish Foil (FF) é produzido através da pintura de bobinas, e os tipos de papéis mais utilizados são o 60 g/m² e o 30 g/m² sobre os quais são aplicadas as tintas para produzir o padrão de cor desejado.

 

O Que é BP?

O papel melamíco de Baixa Pressão (BP) une o papel ao painel, após a impregnação do papel com resina, originando o revestimento BP. Os papéis utilizados para BP possuem gramatura entre 70 a 80 g/m², podendo chegar a 180g/m².

 

Mas então qual o melhor revestimento para armário de cozinha?

O BP apresenta um fechamento de alta resistência a riscos e manchas nas superfícies e reduz a proliferação de micro organismos, por isso é ideal para ambientes altamente higienizados, resistindo ao calor e ao uso de líquidos de limpeza doméstica. Além disso, é encontrado em várias formas de acabamentos, de fosco até alto brilho.

O revestimento em FF (Finish Foil) é fino demais e não oferece resistência nos casos de atritos constantes como o que ocorre nos armários planejados de sua cozinha.

Vale ainda ressaltar que não é recomendado nenhum revestimento para armário de cozinha em pintura (UV), pois é um ambiente em que se possui muita gordura e possibilidade de aglomeração da mesma, podendo em pouco tempo ter um móvel sem brilho e sem “vida”.

 

Agora que você já sabe a diferença de cada tipo de acabamento, poderá investir em sua cozinha planejada de forma mais segura e sem ser enganado por um vendedor mal intencionado.

 

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo:

 

eBook: O Guia Completo do Móvel Planejado

Móveis Planjados em 10 dias