Como Decorar Um Apartamento Pequeno e Ganhar Espaço?

Decorar Apartamento Pequeno
Compartilhe se gostou:

Decorar um apartamento pequeno nem sempre é tarefa fácil, e a coisa fica ainda pior quando os móveis comprados são feitos nos padrões de fábrica e não sob medida. O primeiro passo então é optar por planejar o ambiente, pensando nos detalhes e escolhendo os elementos certos.

Para lhe ajudar nesse sentido, decidimos compilar uma série de dicas e sacadas para você não fazer feio na hora de decorar seu apartamento pequeno. Continue lendo este artigo e descubra como ganhar espaço mesmo quando seu AP parecer não colaborar.

 

Decorar Um Apartamento Pequeno: dicas práticas e funcionais

#1. Utilize Espelhos

Os espelhos são um grande truque dos arquitetos para decorar um apartamento pequeno! Eles garantem mais leveza e suavidade ao espaço. Tendem a transmitir uma sensação agradável aos moradores e convidados do apartamento.

Nesse caso, você pode usar desde um grande espelho (a opção mais comum), ou pequenos em conjunto. Mas fique atento, pois espelhos exigem maior frequência no quesito limpeza. Você terá que deixá-los sempre limpinhos, pois serão pontos de referência e atrativos em seu AP.

#2. Escolha Janelas Grandes

A segunda dica é optar por janelas grandes para facilitar a circulação de ar, conquanto que você não as cubra com armações de metais ou materiais semelhantes que bloqueiem a entrada de luz e ar. Além de manterem o ambiente arejado, janelas grandes dão a impressão de que o espaço é maior.

Se for o caso de proteger as janelas de crianças e bichos de estimação, você pode usar cercas para evitar possíveis acidentes. As cores das grades ou telas podem combinar com o restante dos elementos e unir o útil ao agradável. Então, dê atenção especial às janelas na hora de decorar um apartamento pequeno.

#3. Opte por Cores Claras

Outra boa ideia é pintar as paredes com cores claras. O mesmo conceito vale para a escolha dos móveis, acessórios e eletrodomésticos. Além do branco convencional, outras cores claras podem servir para “ampliar” seu espaço e deixar o ambiente ainda mais sofisticado.

Converse com seu arquiteto, equipe de planejamento de ambientes ou pintor e peça sugestões quanto à escolha da cor de seu AP. É sempre bom contar com a ajuda de especialistas.

#4. Aposte no Visual Moderno

A modernidade combina com ambientes pequenos. Móveis modernos ou futuristas, cortinas, sofá, quadros, etc. Embora objetos vintage e retrô sejam lindos, fica mais difícil (embora não impossível), adaptá-los aos ambientes pequenos.

Por isso a ideia é se valer da decoração moderna. Recomendamos o uso de peças em formatos geométricos, com pontas arredondas e pés torneados. A iluminação ajuda a dar mais vida: Lustres,  spots e luminárias de chão ou de mesa são ideais para decorar um apartamento pequeno.

#5. Dica de Ouro: use e abuse dos móveis planejados

Para fechar nosso artigo, vamos reforçar o que citamos no início. Os móveis planejados são elementos fundamentais para decorar um apartamento pequeno, isso em todos os cômodos. Mas dando enfoque especial na cozinha e no quarto, temos algumas sugestões:

Um guarda-roupa bem planejado, que se encaixa exatamente no espaço disponível do seu quarto, e um armário de cozinha que se acomoda bem em sua cozinha fará muita diferença no resultado final da decoração de sua casa.

O que achou das dicas? Pronto para decorar? Deixe um comentário com sua opinião!

 

eBook: O Guia Completo do Móvel Planejado
Móveis Planjados em 10 dias

comments