Dicas de Limpeza dos Móveis

 

Muitas pessoas se enganam achando que para limpar algum móvel o ideal é usar panos encharcados com água ou produtos de limpeza. É necessário ter muita atenção para limpar os móveis sem danificá-los.

Alguns erros são cometidos por pura falta de informação. “O uso excessivo de água, por exemplo, é prejudicial aos móveis, que tem a madeira como matéria-prima. A umidade é um dos fatores que causa danos e até estragar o móvel”.

O Consumidor também deve observar os produtos de limpeza dos móveis usados para a higienização, pois alguns componentes químicos têm alto poder corrosivo e podem resultar um estrago imediato quando aplicados na superfície dos móveis. É valido também se atentar as substâncias alcalinas como vinagre, limão e sal, pois não devem ser utilizadas. “Esponjas duras e ásperas, palhas de aço e outros objetos pontiagudos também devem ser evitados, pois podem riscar o móvel”.

Confira algumas Dicas de Limpeza dos Móveis para sua casa:

  • Limpe seus móveis regularmente. A poeira acumulada deixa a superfície sem brilho e pode, com o tempo, trazer um aspecto feio ao móvel;
  • Para a limpeza dos móveis, utilize sempre um pano levemente umedecido e nunca molhado. Em seguida, seque bem o local com um pano seco;
  • Para retirar manchas mais resistentes, umedeça o pano com sabão neutro (não-alcalino) e água, ou álcool e água. Depois, seque bem com um pano seco;
  • Sempre que lustrar seu móvel, faça movimentos que acompanhem a textura natural dele. Evitando manchas;
  • Só utilize lustra-móveis à base de silicone, pois criam uma camada protetora na superfície. Os coloridos e as ceras podem causar manchas nos móveis.

No caso da Limpeza dos Móveis com Vidros:

  • Se o móvel possui divisões em vidro, limpe-os sempre com um pano apropriado com água e detergente neutro;
  • Se optar pela utilização de limpa-vidros, não pulverize o produto diretamente na superfície. O líquido pode escorrer e manchar o vidro e acessórios.

No caso da Limpeza dos Móveis com Puxadores:

  • Devem ser limpos com panos macios, nunca umedecidos;
  • Não se deve retirar o óleo da dobradiça isso pode diminuir a sua durabilidade e acarretar em perda da garantia;
  • Nunca utilize nenhum tipo de produto de limpeza ou esponja e outro material abrasivo, pois eles podem riscar os puxadores.

Por fim, no caso de Limpeza dos Móveis com Dobradiças e corrediças:

  • Conserve-as sempre limpas apenas com pano seco, pois as dobradiças possuem uma camada protetora à base de óleo. O acúmulo de gordura (derivada de frituras), poeira ou umidade, pode prejudicar o bom funcionamento ou ocasionar oxidações ao produto;
  • Além do pano seco, você pode usar um pincel de cerdas macias para retirar a sujeira dos cantos mais difíceis.

 

Agora que já conhece um pouco mais sobre Limpeza dos Móveis de sua casa, é hora de colocar a “mão na massa” e deixar tudo bem limpo! Não vai querer passar o fim de ano com seus móveis sujos não é?

 

eBook: O Guia Completo do Móvel Planejado

Móveis Planjados em 10 dias