dicas para um dormitório

Dormitório ideal para o seu descanso e conforto

Compartilhe se gostou:

O dormitório é frequentemente o cômodo preferido e mais importante para o morador de uma residência.

Para começar, ele é o local onde passamos cerca de um terço da nossa vida.

Nesse ambiente nós dormimos, descansamos antes ou depois das refeições e nos vestimos, seja para um dia de trabalho ou para sair para uma festa com amigos.

Também é — para quem possui o hábito — onde  podemos ler nossos livros e estudar em casa com mais calma e privacidade. Diferente da sala de estar da casa, um dormitório é algo mais íntimo e pessoal.

E por isso é o lugar onde podemos realizar nossas atividades de lazer com menos probabilidade de sermos interrompidos e incomodados.

Isso tudo faz com que o dormitório precise ter um cuidado especial com a organização e decoração.

Hoje a D&C traz algumas ideias e considerações importantes a respeito disso.

Neste artigo separamos algumas dicas para deixar o seu dormitório confortável e perfeito para descansar.

Acompanhe a página com atenção e descubra mais.

Mobília e decoração: duas coisas essenciais para o dormitório ideal

Dar a devida atenção à decoração e mobiliário é um cuidado mínimo que se deve ter ao montar um dormitório.

Especialmente se este for o seu dormitório, não é verdade?

Afinal, é preciso que o espaço disponível esteja harmoniosamente ocupado. De forma que você consiga se movimentar pelo quarto e sentir-se confortável em um ambiente prático e bonito.

E quando pensamos em comodidade, beleza e praticidade em um cômodo, o uso de móveis planejados são a melhor solução. E o porquê disso não é um mistério.

exemplo de projeto para dormitório

Móveis planejados: por que esse tipo de projeto é perfeito para um dormitório?

Vamos imaginar que você anda por uma loja de móveis e eletros, para adquirir alguns itens de mobília para o seu dormitório. E nisso, você se encanta — por exemplo — com um guarda-roupas, com as cores, estilo e distribuição de gavetas, araras, espelho que deseja.

Só que tem um probleminha: ele ocupa o dobro do espaço que o seu quarto tem disponível para um móvel de guarda-roupas.

Como resolver a questão, sem tirar outros móveis ou ficar com o quarto apertado? Praticamente impossível não é mesmo?

Pois é, mas é bom saber que com um móveis planejados isso é impossível de acontecer.

Isso porque os móveis planejados são produzidos levando o espaço de instalação (ou seja, onde vão ser colocados) como base para o projeto. Tudo é pensado de forma esquematizada para aproveitar bem os espaços disponíveis no dormitório.

Continue lendo para conhecer mais vantagens dos móveis planejados.

◉ Aproveitamento otimizado de espaços

Móveis planejados sempre são produzidos levando em conta o projeto para o dormitório em especial. Assim, eles nunca são planejados com dimensões que tornem o quarto difícil de circular.

Com móveis planejados em um dormitório fica muito mais fácil e prático decorar o quarto e deixá-lo ainda mais bonito.

Assim, sua principal vantagem é que — diferente dos móveis modulados — um projeto de móveis planejados acomoda a mobília recém-fabricados na medida certa, aproveitando cada espacinho do ambiente.

◉ Multifuncionalidade

Outra grande vantagem dos móveis planejados, principalmente em comparação aos modulados, é a sua multifuncionalidade.

Em um guarda-roupas, ou mesmo em um closet, podem ser adicionadas à mobília funções que um item modulado não possui. É possível colocar, no projeto, nichos na parte de baixo para sapatos, de forma planejada.

Isso dispensaria a necessidade de um móvel próprio só para guardar sapatos.

Além disso, caso não haja a possibilidade de um closet por ser um quarto pequeno, é é possível projetar um guarda-roupas embutido na parede. Isso otimiza ainda mais o espaço para um outro móvel planejado, como uma mesa de estudos por exemplo.

Um guarda-roupas ou armário ainda pode contar com adicionais, como iluminação interna e sincronizada com a abertura das portas.

Um projeto de móveis planejados permite também que uma distribuição setorizada para as roupas e acessórios seja feita.Dessa maneira, fica muito mais fácil para encontrar as peças que deseja vestir e formar o look do dia, por exemplo.

◉ Decoração e personalização, “ao gosto do cliente”

Um dormitório com móveis planejados tem ainda outra vantagem no que diz respeito a personalização e decoração do ambiente.

Seja para um quarto infantil, ou até mesmo para um dormitório de um casal, todo o layout e design dos móveis podem ser projetados previamente.

Isso ajuda muito durante toda a organização do local, que ganha também uma decoração personalizada de acordo com os gostos de quem habita o quarto.

Cores e iluminação também podem ser inseridas no planejamento de um dormitório, para organizar e decorar o ambiente com ainda mais conforto, assegurando um quarto mais aconchegante.

Não apenas guarda-roupas, todos os móveis de um dormitório podem ser planejados

Uma escrivaninha, uma cômoda, um suporte para televisão e mesmo a cama de um dormitório podem ser planejados.

Tudo é determinado pela vontade e desejo de quem vai usar o dormitório, desde que se respeite as dimensões  do espaço disponível.

Em quartos em formato de L, com reentrância, ter móveis planejados é uma ótima maneira de aproveitar melhor os cantinhos que ficam sobrando. E também é possível esconder elementos estruturais, como um pilar fazendo um “dente” na parede.

Em quartos pequenos, cenário mais comum para a maioria das casas e apartamentos construídos hoje em dia, ter todo o mobiliário planejado é fundamental. É possível, nestes casos, ter uma cama planejada com baú colocado na base da cama.

Nele se pode guardar brinquedos, por exemplo. Essa é a  multifuncionalidade que falamos anteriormente.

Quando se tem um ambiente de dimensões reduzidas para se habitar como dormitório é preciso ocupar o ambiente de maneira a não desperdiçar espaço. E a única forma de se fazer isso é com móveis planejados.

Dicas para o seu dormitório

Comece hoje mesmo o seu projeto de dormitório planejado e tenha um quarto mais aconchegante e prático

Você acaba de ver como um dormitório pode ser planejado com móveis para garantir mais conforto e praticidade a quem vai usar aquele lugar.

Eles tornam qualquer ambiente mais organizado, bonito e prático.

E isso acaba gerando benefícios como estar mais satisfeita com a estética da casa, com as coisas todas em seu devido lugar e tudo de uma forma simples.

É um ganho de tempo e otimização de espaço que vem acompanhado do design e layout escolhidos personalizadamente por quem vai passar um terço da vida naquele cômodo.

Interessou-se por dar um up no seu quarto com móveis planejados?

Então faça o seguinte.

Clique no link abaixo para solicitar hoje mesmo um orçamento para o projeto planejado para o seu dormitório.

➥ Quero dar um novo design e mais praticidade para o meu dormitório

comments