Ergonomia no Ambiente de Trabalho: Descubra Como Escolher os Móveis Ideais

Ergonomia no Ambiente de Trabalho
Compartilhe se gostou:

A ergonomia é uma área de estudo da relação do homem com o ambiente de trabalho. Falando de uma forma mais simples, podemos dizer que a ergonomia oferece à pessoa o conforto adequado e os métodos de prevenção de acidentes em cada tipo de atividade executada.

Uma má postura pode levar o profissional a adquirir lesões ao longo do tempo, causando diversos males à saúde e impossibilitando, muitas vezes, que o indivíduo permaneça executando a função, em decorrência de uma deficiência motora, por exemplo.

Você tem ideia do quanto este assunto é importante? Compreende por que a escolha dos móveis e demais elementos devem ser levados em conta? Continue a leitura e saiba mais!

Garantindo a ergonomia no ambiente de trabalho

Na hora de escolher os móveis ideais para seu escritório, alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro passo é planejar o ambiente, medir o espaço disponível e calcular quantas pessoas vão ocupar o local. Além disso, é bom pensar antecipadamente nas atividades que cada um dos funcionários irá desempenhar.

Garantindo isso, é possível analisar melhor a maneira de organizar o espaço e determinar os móveis e onde eles irão entrar. Procure pensar também na quantidade de mesas e computadores, além dos pontos de internet ou telefone.

Quantas pessoas irão atender clientes? Essa pergunta vai te ajudar a determinar a quantidade e disposição de cadeiras a serem compradas, além de verificar se o espaço vai ter, por exemplo, uma sala de espera para mobiliar.

Quando for fazer a compra do mobiliário – aqui entra uma das dicas mais importantes sobre ergonomia deste artigo – questões como a qualidade do produto vai exigir maior atenção de você. Sempre dê preferência a produtos com certificações.

Saúde em primeiro lugar         

Ao realizar movimentos repetitivos, ou usar a força física em demasia, é preciso tomar muito cuidado para que no futuro a saúde não seja prejudicada. Profissionais que ficam horas sentados na frente de um computador são alvos mais estudados pela ergonomia.

É comum que estes indivíduos sintam dores no pescoço e nas costas. Ombros e pulsos rígidos também são sintomas. Esses desconfortos podem ser evitados com a ergonomia, portanto, entender e aplicar isso é algo fundamental para todas as pessoas.

Acerte na escolha as cadeiras

Quando for escolher as cadeiras, escolha modelos que ajudem a manter as costas relaxadas. A superfície de apoio precisa ser grande e é recomendável que elas não tenham braços. Elas também não podem ser altas ao ponto de não permitir que os pés fiquem apoiados no chão.

No entanto, quando isto não for possível, providencie apoiadores. Os pés precisam ficar relaxados para melhorar a circulação sanguínea e não prejudicar a musculatura. Essa é uma informação importante que você precisa levar em conta na hora de definir a ergonomia no ambiente de trabalho.

Opte por mesas adequadas

Em relação às mesas e escrivaninhas, não exagere no tamanho. Se ela for muito larga e/ou profunda, o profissional vai precisar esticar o corpo com certa frequência, e isso é ruim. A altura do tampo precisa ser compatível com a cadeira, e o conjunto deve proporcionar um ângulo reto do antebraço.

Frisamos que os arranjos de mesas e cadeiras num escritório tem que criar um ambiente favorável aos colaboradores. É isso que garante que o funcionário produza melhor ao mesmo tempo em que mantém uma boa saúde.

Enfim…

O projeto do ambiente, num todo, deve visar se ajustar à necessidade humana, em vez de forçar as pessoas a se encaixarem no design. Pense na estética e na saúde paralelamente. Assim você vai escolher melhor os móveis planejados para ajudar na ergonomia e garantir ótimos resultados em curto, médio e longo prazo.

Se quiser saber mais sobre ergonomia, nós temos o que você precisa. Baixe Gratuitamente nosso Infográfico: Ergonomia e Cozinha e descubra como evitar esforços na cozinha, melhorando o conforto de suas atividades domésticas.

Se teve algum problema relacionado a ergonomia no seu ambiente de trabalho, comente abaixo. Será um prazer tentar lhe ajudar de alguma maneira.

 

 

comments