Horta e Jardim em Casa: Como Fazer e Cultivar!

Ter temperos e ervas à disposição em casa pode ser ideal para uma vida mais saudável, além de ser um hobby incrível é também uma forma de terapia. Se você gosta da ideia, confira nas próximas linhas algumas dicas sobre a escolha do local, as espécies, o preparo, a drenagem da terra e alguns cuidados a mais que você deve ter na hora de criar sua horta ou jardim em casa!

#1. A escolha do lugar

Se você pensa que uma horta pede um grande espaço, está enganado! Até o parapeito da janela pode servir para enfileirar algumas espécies de ervas, por exemplo: A varanda de casa ou do apartamento podem ser planejados, e com isso poderão dar um tom muito agradável. Se você tem um quintal amplo, melhor ainda.

No geral, é bom começar avaliando onde as plantas terão melhores condições de crescer. Na hora de escolher o lugar de sua horta, por exemplo, verifique se o sol chega até ele. Essa é a primeira dica, no entanto, é preciso equilíbrio, pois muito sol também pode ressecar as folhas e acabar com a horta.

#2. O que plantar

Para quem deseja resultados rápidos principalmente com uma horta, uma ótima opção é começar com os brotos, como alfaces, tomates e cebola. Cenoura e nabo também podem ser cultivados em casa, mas precisam de cuidados mais especiais. Entre as opções de ervas e temperos estão: sálvia, capuchinha, cebolinha, manjericão, bálsamo, alecrim, etc.

O ideal é pesquisar que tipos de hortaliças, frutas, ervas ou temperos são adequados ao espaço de que você dispõe. Se sua horta e jardim em casa é espaçoso, você pode até investir em flores, hortaliças e árvores frutíferas, como berinjela, abobrinha, brócolis e pimenta, por exemplo.

#3. Vasos e terra

Os vasos precisam conter furos. Quando comprados, eles geralmente já vêm com orifícios na parte inferior. Mas se por acaso você decidir improvisar seus próprios vasos, lembre-se de fazer os furos. A função das aberturas é facilitar que a água escoe. Outro detalhe importante: os vasos precisam ter uma boa profundidade para que as raízes cresçam livremente.

Em relação à terra, é preciso cuidado. Sem uma boa terra, você não terá uma colheita excelente. As plantas precisam de uma base rica em nutrientes. Por isso que, além de combinar diferentes tipos de substratos e fertilizantes, a terra precisa ser esponjosa para permitir a entrada de oxigênio e conservar umidade.

#4. Quantidade de água

Engana-se quem pensa que todas as plantas precisam da mesma quantidade de água. Algumas exigem apenas pulverização, outras, porém, que apenas as raízes sejam molhadas. Procure se informar e saber qual planta vai exigir mais ou menos na hora da rega.

Os tomates, por exemplo, necessitam de muita água, mas é necessário que fiquem secos entre uma rega e outra. Outro ponto relevante é levar em conta as épocas do ano, pois de acordo com os níveis de umidade e temperatura, as plantas precisam de mais ou menos água.

Mãos à obra!

É possível começar uma horta mesmo em casas pequenas e apartamentos. Para começar, tudo o que você precisa é de um cantinho que receba algumas horas de luz natural e um investimento de tempo para cuidar da plantação. Coloque as dicas deste post em prática e comece a usufruir dos benefícios de ter uma horta e jardim em casa. Não se esqueça de voltar aqui e nos dizer como está sendo a experiência!