Móveis para sala de estar: como preparar o ambiente para a copa do mundo 2018

Verdade seja dita, nós brasileiros gostamos muito de Copa do Mundo! E de receber a família e os amigos em casa, com aquele clima de torcida que quebra a rotina dos últimos anos (isso merece novos móveis para a sala de estar!).

A ocasião é uma festa gostosa: estourar pipoca, encher os copos com bebidas e servir os tira-gostos. Na televisão, o narrador anuncia o início da partida para daqui a pouco…

Mas a sua sala de estar está preparada para reunir uma pequena torcida?

Nesse artigo, nós da D&C vamos te dar dicas preciosas sobre móveis para sala de estar. Dicas que vão deixar a sua sala um verdadeiro camarote para torcer pela seleção brasileira.

Você pode estar precisando dar uma renovada na sua sala, e aqui na D&C temos profissionais experientes em planejar móveis para sala de estar. Você pode entrar em contato conosco, se quiser.

Fique aqui nesta página até o final e veja como sua sala pode ficar mais aconchegante e com o espaço mais bem aproveitado.

Considerações gerais sobre móveis para sala de estar

Muitas pessoas, na hora de escolher os móveis para sala de estar, acabam colocando em risco o bom aproveitamento do espaço.

A primeira coisa a ser feita é tirar todas as medidas possíveis da sua sala: comprimento, largura e pé-direito (altura do piso ao teto). Deve-se dar atenção para “dentes” ou recortes nas paredes onde os móveis ficarão alinhados.

Se o espaço da sua sala for mais reduzido, cuidado quando os olhos brilharem pelos móveis grandes, como aqueles sofás espaçosos. Certifique-se de que haverá um espaço de circulação mínimo entre os móveis. O ideal é que tenha pelo menos 70cm de distância entre eles.

Um ponto que merece muita atenção é a distância entre o sofá e a televisão, considerando as dimensões da mesma.

A relação ideal entre distância da tela e do sofá evita incômodos aos olhos.

Se a tela é grande e a distância é curta, os olhos do telespectador precisará percorrer a tela de um lado para o outro. Mas se a tela não for grande, e a distância maior, o telespectador fará um esforço ocular grande, o que pode dar até dor de cabeça.

Cada tamanho de televisão exige um distanciamento correto do telespectador. Abaixo segue uma tabela indicando as distâncias ideais para cada tamanho de tela.

Tela (em polegadas) Distância Mínima Distância Máxima
26” 1,00 m 2,00 m
32” 1,20 m 2,40 m
37” 1,40 m 2,80 m
40” 1,50 m 3,00 m
42” 1,60 m 3,20 m
46” 1,75 m 3,50 m
50” 1,90 m 3,80 m
52” 2,00 m 4,00 m
55” 2,10 m 4,20 m
60” 2,20 m 4,60 m

 

Rack para sala de estar

Vamos falar de um item que tem muito destaque entre os móveis para sala de estar.

Afinal, ele é o grande palco de apresentação da sua sala de espetáculo, onde fica a televisão e outros aparelhos. Nós da D&C sabemos o valor que ele tem, e por isso damos muita atenção no projeto desse móvel.

É comum as pessoas investirem numa nova televisão para assistir aos jogos da Copa, mas não levam em consideração que os racks que têm em casa hoje, podem não comportar um novo aparelho.

Fica muito esquisito, por exemplo, se você comprar uma televisão grande e o seu rack de hoje for pequeno demais. Isso vai causar uma estética muito desproporcional na sua sala.

Outra questão importante para se prever sobre o rack da sua sala de estar é sobre quais equipamentos e instalações serão acomodadas nele.

É preciso planejar o rack considerando onde estão localizadas as tomadas da sua sala, assim como pontos de linha telefônica e de cabo de internet. Leve também em consideração o modelo do aparelho de televisão que vai ocupar o seu rack.

Dessa forma é possível antecipar onde precisará de furação em pontos estratégicos do móvel, de maneira a esconder os fios dos aparelhos.

Racks com painéis para fixar a televisão

Muitas televisões possuem um suporte para fixação da televisão em paredes. É possível também enquadrar a televisão usando um painel que faça parte da composição do rack.

Dessa maneira, o próprio aparelho de televisão fica valorizado como um elemento de destaque na sala de estar.

Rack e móveis para sala de estar

Assim, a superfície de apoio do rack fica com muito mais espaço livre para se ocupar com outros objetos de decoração.

O painel suspenso pode ser um grande diferencial nos móveis para sala de estar, mas tome cuidado com as suas dimensões de largura e altura. Isso deverá ser definido em função do tamanho do modelo de televisão que você vai utilizar, para que não fique desproporcional.

O recurso do painel suspenso também permite um efeito muito interessante se for utilizado uma iluminação oculta, acontecendo por detrás do painel.

Móveis para sala de estar com rack iluminado

Nichos e prateleiras no rack

Os nichos são composições que, além de conferir um belo design ao seu móvel, contribuem muito para organização do espaço no dia a dia, pois permitem que ali sejam guardados objetos de uso rotineiro a fácil alcance.

Você pode usar os nichos para colocar outros aparelhos, como caixas de som, modem de internet, videogame, ou até mesmo para guardar alguns livros.

Também podem ser utilizados para se alojar objetos de decoração da sala.

As prateleiras, por sua vez, além de cumprirem uma função semelhante a dos nichos, também conseguem aproveitar o espaço aéreo das paredes. Isso é ainda mais útil em espaços reduzidos, quando não se tem muito comprimento para o rack.

(imagem de rack com prateleiras e nichos)

Rack e os móveis para sala de estar

Gavetas

São componentes onde você pode guardar aqueles objetos que você não quer deixar aparente, como pastas de documentos, por exemplo.

Analisando do ponto de vista do design, as gavetas deixam o seu rack com um visual mais robusto, porém mais clean, com linhas mais minimalistas.

móveis para sala de estar minimalista

Faça uma consultoria sem compromisso sobre móveis para sala de estar

A sala de estar é um espaço multiuso do seu lar. Funciona como lugar de reunião, um espaço para relaxar e também como um centro de entretenimento da casa.

Na sala sempre buscamos ter as coisas que mostram a nossa personalidade e nossos gostos.

E, em ano de Copa do Mundo, esse será um lugar badalado na sua casa.

É importante que os móveis para sala de estar sejam escolhidos levando em consideração as dimensões disponíveis, para ocupar o espaço de maneira proporcional.

Para não errar na composição dos seus móveis para sala de estar, você pode contar com a nossa assessoria.

Aqui na D&C você tem uma equipe de profissionais que são experts em planejamento de interiores de salas de estar.

Entre em contato conosco, e agende uma conversa para explicar as necessidades que você tem para a sua sala de estar.

Gostou desse post? Então não fique de fora e assine agora a nossa news!