Móveis planejados para cozinha: 8 ideias inovadoras para tornar a sua casa única

Compartilhe se gostou:

A cozinha é um espaço muito especial na residência.

Apesar de estar na categoria de ambiente de serviço, a tradição em nosso país é fazer dela um espaço de encontros sociais, onde recebemos família e amigos.

Para valorizar e aproveitar o melhor possível do ambiente, o ideal é investir em móveis planejados para cozinha, pois dessa forma seu mobiliário será feito sob medida para o espaço disponível existente.

Se você está em fase de planejar sua cozinha, ou até mesmo de reformulá-la, pode sanar suas dúvidas conosco por aqui.

Além disso, as dicas deste artigo vão ajudar você a pensar melhor sua cozinha planejada.

Confira!

Um detalhe fundamental

Diferente dos móveis modulados, que são pré-fabricados em dimensões padrões, os móveis planejados para cozinha permitem a personalização do seu espaço de diferentes maneiras: cores, texturas, formas e funcionalidade.

Dessa forma você pode literalmente escolher tudo exatamente do jeito que você quer.

Mas para que o resultado final, depois de tudo pronto, seja aquilo que você imagina para sua cozinha, é importante contar com um bom projetista desse tipo de mobiliário.

Agora vamos às dicas!

#1 – Móveis planejados para cozinha e a liberdade de materiais

O método de se projetar a cozinha trouxe uma inovação muito interessante, que é de poder combinar diferentes tipos de materiais de revestimento dos elementos que compõem o mobiliário.

A riqueza de materiais, quando empregados de maneira harmônica, torna o ambiente mais dinâmico mas sem causar uma poluição visual.

móveis planejados para cozinha

Na imagem acima, por exemplo, vemos que o balcão foi trabalhado em mármore preto são gabriel, que contrasta muito bem com a tonalidade da fórmica imitando madeira, a qual reveste as portas dos gabinetes e gavetas.

A grande variedade de revestimentos para móveis planejados para cozinha permite que se estabeleça uma conversa mais direta com os demais materiais do espaço.

Veja na imagem abaixo, por exemplo,  como o material de revestimento dos móveis planejados  conversam com o revestimento do piso e das paredes:

O conjunto mais baixo com um revestimento claro nas portas combina com o piso claro; já o conjunto de móveis da parte superior se aproxima da tonalidade das paredes e da geladeira.

móveis planejados para cozinha

#2 – Eletrodomésticos embutidos: economia de espaço e praticidade no dia a dia.

Um ótima inovação, e que já virou uma grande tendência, são as torres de eletrodomésticos.

Hoje em dia existem disponíveis para o mercado de móveis planejados para cozinha uma grande variedade de eletrodomésticos para embutir nos móveis.

Dessa forma é possível agrupar os aparelhos estrategicamente de acordo com as suas funções. Isso pode deixar as atividades rotineiras da cozinha muito mais práticas, organizando esses itens de forma compacta e sem desperdiçar espaço em bancadas.

móveis planejados para cozinha

 

#3 – Gavetas e gavetões com módulos para organização

Encontrar um organizador de talheres que seja bonito e que caiba na gaveta da sua cozinha pode ser difícil. Então que tal prever esses elementos usando móveis planejados para cozinha?

O resultado estético é muito interessante, e ainda garante mais praticidade na organização da cozinha.

O mesmo pode ser aplicado nos gavetões, usando acessórios que acomodem as louças a serem guardadas nesses espaços.

móveis planejados para cozinha

Outro detalhe interessante que pode ser agregado no projeto da sua cozinha é a iluminação interna de gaveteiros de talheres. Isso pode dar um toque muito requintado para essa mobília.

#4 – Bancadas esculpidas

Hoje em dia, as bancadas esculpidas nos mais diversos tipos de pedras são elementos muito utilizados em móveis planejados para cozinha.

Esse tipo de bancada é esculpida diretamente na pedra, e por isso não existem emendas. Elas dão uma ar elegante para o espaço com um visual integrado e clean.

móveis planejados para cozinha

#5 – Bancadas moldadas em Corian

Corian é um material muito interessante porque proporciona grande versatilidade.

Ele é composto por pedras naturais e uma resina de polímeros de acrílico.

É um material maciço que pode ser cortado e colado sem deixar emendas. Quando exposto à temperaturas de mais de 165º C, ele pode ser moldado.

O resultado é que ele permite formas mais orgânicas e arredondadas. Além disso, permite que se molde detalhes finos diretamente na banca.

Além disso, ainda se dispõe em várias cores diferentes, permitindo tons vibrantes nas bancadas.

móveis planejados para cozinha móveis planejados para cozinha

#6 – Sistemas de abertura de portas e gavetas

Sabe aquele momento que você está na pia preparando uma refeição e precisa abrir o armário para pegar um acessório? Suas mãos estão sujas e você não pode lavá-las… Já pensou que ideal seria ter um móvel que você só precise encostar o joelho ou o pé para abrir?

Pois isso é possível com sistemas que já existem no mercado.

Sistema Tip-ON

Também conhecido como de fecho-toque, consiste num sistema mecânico onde basta um toque de pressão da gaveta ou na porta para que ela se abra, dispensando o uso de puxadores

Sistema elétrico de abertura e fechamento

Existem também os sistemas elétricos para cumprir essa mesma função. Para que entre em ação, basta uma leve pressão ou leve puxada na porta ou na gaveta que eles abrirão por si só.

#7 – Coifas Embutidas

A coifa é um item muito importante na cozinha, pois ela é responsável pela sucção da fumaça e da gordura provenientes dos processos de cocção.

Hoje o mercado disponibiliza coifas com tecnologia de ponta que podem ser embutidas no forro da cozinha, ou até mesmo no armário acima do fogão.

móveis planejados para cozinha

#8 – Aproveitamento dos cantos

Com o uso de móveis planejados para cozinha você consegue otimizar ao máximo o aproveitamento do espaço, inclusive aqueles cantos mortos que acontecem quando se tem uma bancada em “L”.

Esse espaço que sobra no canto frequentemente é desperdiçado, ou mal utilizado. Geralmente, quando se dá um uso, a disposição das portas nesse canto fica complicada e elas acabam se atrapalhando.

Uma ótima maneira de se aproveitar esse espaço é utilizando o conceito do space corners, que são gavetas projetadas especialmente para isso.

móveis planejados para cozinha

Aproveite o melhor da sua cozinha com mais dicas da D&C

A cozinha é um lugar de encontros onde passamos momentos especiais com pessoas queridas. E pode ser até um espaço terapêutico na sua casa, com o cheiro dos temperos e alimentos que são preparados ali.

Sendo um espaço de longa permanência na residência brasileira, é de grande importância que esse ambiente tenha um ótimo projeto.

A princípio, é sempre bom consultar algum profissional de arquitetura para pensar melhor sobre o design da sua cozinha.

Para ficar mais informada sobre como aproveitar da melhor maneira possível o melhor do seu ambiente com móveis planejados para cozinha, nós da D&C vamos te atualizar com as melhores dicas dos nossos projetistas.

Solicite um orçamento grátis clicando no botão abaixo!

móveis planejados para cozinha

 

comments