Móveis Planejados para Regiões de Calor

Você mora em região de calor e quer acertar no planejamento de seus móveis? Este artigo é para você!

Certamente você não quer que o projeto do seu ambiente, bem como a decoração deixem sua casa ainda mais quente. Esse pode ser um erro que pode lhe deixar com dor de cabeça após o resultado. Se você mora em regiões de calor, algumas dicas podem te ajudar.

Vamos falar agora sobre algumas ideias de como otimizar seu ambiente com móveis planejados para regiões de calor. Confira!

#1. Planeje bem desde o início

Se você está construindo, antes de escolher os móveis e os detalhes da decoração, o ideal seria você planejar todo o ambiente. Para isso é bom contar com um arquiteto/projetista para te ajudar a escolher os materiais de construção, o posicionamento de portas, janelas e outros pontos importantes. Isso vai te ajudar a deixar o ambiente mais fresco.

Caso você já tenha a casa pronta, não se preocupe, a escolha dos móveis planejados certos e da decoração pode te ajudar a conseguir um bom resultado mesmo assim.

#2. Escolha bem os materiais

Os materiais da mobília podem fazer a diferença na ventilação da casa, sabia? Por exemplo, na hora de escolher o sofá, as cortinas e as almofadas, procure dar preferência aos tecidos naturais como linho e algodão, ou mais nobres, como o jacquard com fio de poliéster.

Esses materiais ajudam a manter o local em temperatura agradável e podem dar todo o charme que você busca para sua casa.

#3. Acerte na iluminação

Um ponto que pode influenciar bastante na sensação térmica do espaço é a iluminação. Para um ambiente menos abafado, opte por luzes brancas e amarelas, bem como as fluorescentes no lugar das populares incandescentes. É bom saber também que escolher bem o tipo de lâmpada pode fazer diferença para o meio ambiente.

E aqui vai uma excelente dica ainda dentro desse contexto: aposte em lâmpadas LED para garantir uma iluminação eficiente, sustentável e fria.

#4. Considere os objetos de vidro

Quando for escolher seus móveis e a decoração, considere materiais de vidro e espelhos. Além de aumentar a luz natural do ambiente –  pois é possível evitar manter as lâmpadas ligadas, o que esquenta os cômodos – o vidro não retém calor como outros materiais.

Seus móveis planejados para regiões de calor podem conter elementos de vidro para ajudar nesse sentido. Converse com seu projetista sobre isso.

#5. Analise a quantidade de elementos  

Reservamos essa última dica para tratar da quantidade de móveis presentes nos cômodos. Esse fator influencia na “quentura” ou “frescor” do espaço. Menos móveis e elementos maximizam o fluxo de ar que percorre os ambientes – o que é fundamental para quem quer ter um lar mais arejado.

Você também pode deixar as portas dos cômodos abertas, se possível, até mesmo as portas de armários pelo mesmo motivo. Ambientes fechados retêm mais o calor.

Fechando

Como você pode ver, alguns ajustes e escolhas simples podem ajudar muito você a planejar a decorar seu ambiente de calor. Coloque as dicas que tratamos aqui em prática e garanta um bom resultado para seu lar. Agora um convite especial…

Cadastre-se em nossa lista Vip para receber conteúdos exclusivos!