O que é MDF: Um guia básico sobre a madeira ideal para seus móveis planejados

Você fica meio confusa quando vai conversar com alguém sobre os móveis planejados que quer fazer na sua casa por não saber exatamente o que é MDF?

Pois bem, não se preocupe com isso, pois realmente é um assunto que pode causar confusão. Até mesmo alguns profissionais da área não conseguem explicar exatamente a diferença entre o MDF com relação a outros materiais.

O MDF é um material amplamente utilizado na indústria de móveis, principalmente em móveis planejados.

É um excelente material pois proporciona muita versatilidade em seu uso, permitindo formas mais livres e detalhes mais elaborados na mobília, mantendo um peso bem leve.

Você que resolveu se informar um pouco mais sobre esse material, deu um passo importante.

Pois é muito comum alguns vendedores de móveis ludibriar consumidores que não entendem o que é MDF, informando incorretamente sobre os materiais dos quais são feitos os móveis.

Aqui na D&C trabalhamos com móveis planejados feitos 100% em MDF, e este artigo que fizemos vai te ajudar a entender o que é MDF e quais são suas vantagens.

Fique concentrada nas próximas linhas e saiba mais sobre o assunto agora.

O que é MDF, exatamente?

É um material feito com fibras de madeira, resinas sintéticas e outros aditivos químicos.

A sigla MDF significa Medium-Density Fiberboard, que traduzindo para o português significa que é uma painel de fibras de madeira de média densidade.

O seu uso é aplicado em diversos segmentos de mercado, como artesanato, construção civil e embalagens. Mas o seu maior uso se dá justamente na produção de móveis.

Foi nos Estados Unidos que descobriram o que é o MDF, onde foi fabricado pela primeira vez no início dos anos 1960. Porém o material só chegou aqui no Brasil no ano de 1994.

O MDF ganhou muita popularidade no mercado madeireiro com a proibição da comercialização de diversas madeiras por questões ambientais.

Esse material pode ser produzido a partir de árvores de reflorestamento, como pinus e eucalipto, que são as mais presentes no mercado.

Como é feito o MDF?

O MDF é considerado um material bastante complexo, pois em seu processo de produção existem diversas fases que exigem equipamentos de alta tecnologia e também precisa de diversas matérias-primas.

O material é um excelente substituto da madeira maciça, e na verdade a supera com muitas vantagens.

O processo de fabricação começa na extração das árvores, das quais são retirados os galhos e a casca. Então são cortadas em toras, e levadas para a indústria.

Ao chegar, as toras são direcionadas a um picotador, que transforma a madeira em pequenos pedaços. Eles são colocados em um grande tambor, que funciona como uma panela de pressão gigante.

Os pedaços de madeira são cozidos em alta pressão e temperatura a ponto de amolecerem. Depois são transformados em fibras de madeiras, que posteriormente são misturadas com resina sintética para ficarem aglutinadas.

Tudo isso vira uma espécie de massa, que depois é transformada em placas, através de um processo de prensagem em alta temperatura.

As placas podem ser produzidas em espessuras que variam de 3mm (mais usada em artesanato e decoração) a 60 mm (mais usado em movelaria e construção civil).

Ao final do processo de fabricação das placas, a indústria vende e distribui para os diversos segmentos de mercado.

O que é MDF e como ele é feito

 

Revestimentos no MDF

Depois de prontas as placas, uma parte é comercializada crua, e outra já com revestimento.

As placas de MDF cruas, ou seja, sem nenhum revestimento, têm uma cor marrom. Elas podem ser revestidas com pintura ou com outros materiais com texturas em formas de lâmina, como laca ou até fórmica.

Hoje em dia tem se utilizado muito revestimentos com lâminas de madeiras naturais para MDF. É uma forma de revestir um móvel de MDF com a estética de uma madeira nobre. É uma excelente alternativa, considerando que essas madeiras ficaram muita mais caras por conta das questões ambientais.

Entretanto, ainda na fábrica, parte das placas produzidas passam por uma segunda etapa de produção, que é a de revestimento.

As placas de MDF podem ser revestidas em escala industrial com um material melamínico, em várias cores e texturas diferentes.

Quais as vantagens do MDF?

O MDF tem o formato de placas planas, lisas e densas. Diferente das madeiras naturais, ele não tem nós em seu interior, o que facilita muito o uso de parafusos.

Por ser feito de um material com fibras sem um sentido restrito, facilita muito a trabalhabilidade e permite cortes em diversos ângulos e em formas mais orgânicas.

Sua composição permite trabalhar facilmente com usinagem, furações e uma grande variedade de acabamentos.

É um material que aceita uma grande variedade de revestimentos, de pintura de todos os tipos  a laminados sintéticos ou de madeira natural.

Além de tudo, o MDF tem grande resistência a alterações de temperatura e ao desgaste do tempo.

Diferença entre o que é MDF e o que é MDP

Muita gente confunde esses dois materiais, que têm composições diferentes.

A sigla MDP quer dizer Medium Density Particleboard. São placas feitas com partículas de madeira.

Diferente do MDF, a madeira é picotada mas é depois transformada em chapas de partículas de madeiras aglutinadas com resina sintética.

A placa de MDP é composta pelo “sanduíche” de duas chapas finas de partículas aglutinadas, com uma mais grossa no meio, todas elas coladas umas às outras sob altíssima pressão.

As placas de MDP são recomendadas para a fabricação de móveis mais retilíneos, e não permitem uma grande variedade de acabamentos.

O que é MDF e o que é MDP

Descubra mais sobre móveis planejados com MDF

Agora que você entende mais sobre o que é MDF, poderá entender melhor como são feitos os móveis planejados fabricados com  esse material.

O MDF é o principal material  utilizado na confecção dos móveis planejados D&C. Com a larga experiência que tivemos com esse material, sabemos explorá-lo muito bem para tirar o melhor proveito de suas vantagens.

O que é MDF

Saiba mais sobre como pode ser feito o seu móvel planejado em MDF, assinando a nossa lista VIP para receber conteúdos exclusivos que disponibilizamos.

Preencha os campos rapidamente e assine a lista.