[Os segredos das salas planejadas] O que você precisa saber sobre harmonia entre móveis e decoração

Uma boa sala, que tenha conforto e um visual harmônico para os seus ocupantes, não precisa ser uma sala grande ou com muitos móveis. Mas ela precisa ser meticulosamente pensada para o resultado final não ser uma miscelânea de coisas. É aí que as salas planejadas saem na frente.

Que gosto não se discute, todo mundo sabe. Mas é fundamental ter bom senso para o resultado final da sua sala não ser um ambiente poluído visualmente.

Aqui na D&C nós já desenvolvemos incontáveis projetos de salas planejadas e podemos contar para você sobre alguns conceitos que vão garantir que o seu ambiente seja confortável e harmônico.

Isso inclui saber exatamente o tamanho do espaço e dos móveis, o estilo que se deseja imprimir, a quantidade de peças decorativas e onde serão as áreas de circulação. Não adianta somente ter peças bonitas. É importante planejá-las de maneira a conversarem entre si, havendo uma relação que faça sentido no ambiente.

Fique agora com este artigo que desenvolvemos para você entender melhor como as salas planejadas acertam em cheio quando o assunto é a harmonia de um ambiente. Leia com atenção e saia daqui bem mais informado!

Salas planejadas: tudo começa no papel

O erro mais comum que as pessoas cometem quando vão montar a sua sala de estar é sair comprando aquilo que viram em uma vitrine e acharam bonito.

Sem dúvidas, há móveis muito bonitos por aí nos shoppings e lojas. Mas acontece que, olhando-os isoladamente, fica muito difícil entender como essas peças vão se relacionar entre si. As chances de errar (e errar feio!) na decoração são bem maiores.

As salas planejadas, por já preverem o ambiente como um todo, eliminam a possibilidade desse tipo de problema.

O primeiro ponto que você deve definir é: qual é a cara que você quer dar para a sua sala?

Aqui na D&C já executamos incontáveis salas planejadas, nos mais variados estilos de decoração. Portanto, vamos falar sobre alguns deles para que você tenha 5 ideias sobre o que é mais interessante na atualidade.

#1 Decoração Clássica

Essa é uma decoração de salas planejadas que nunca sai de moda. Inspirada no visual arquitetônico da Roma e Grécia antigas, ela segue linhas mais sóbrias e elegantes, evidenciando formas mais geométricas mais rígidas.

É indicado para ambientes mais amplos e com maior pé-direito (altura do piso ao teto). Isso porque os móveis que seguem um estilo clássico geralmente são peças maiores bem sofisticadas, tal qual as antigas construções clássicas que sobreviveram ao tempo e podem ser visitadas até hoje.

Um bom exemplo de uma peça de mobiliário clássico é um home que também sirva de estante para livros e também expositor de objetos de decoração.

Como as salas planejadas nesse estilo geralmente são bem amplas, cabe combinar esse móvel com um belo jogo de mesas de centro e aparador planejado para o seu sofá.

Nessa linguagem visual, as madeiras nobres caem muito bem, como: mogno, cerejeira, guariuba, peroba, jequitibá, entre tantas outras. Entretanto é importante lembrar que tais madeiras hoje em dia são mais caras (devido à necessidade de selos ambientais, e estarem mais raras hoje em dia).

Porém, existem opções no mercado que cumprem muito bem a mesma função da madeira e são ecologicamente corretas.

Uma delas são as madeiras reconstituídas e revestidas com lâminas, muito utilizadas para fabricação dos planejados.

As cores indicadas nos móveis para salas planejadas nesse estilo clássico são de tons mais pastéis, tendendo para as mais escuras e amadeiradas.

A decoração indicada para acompanhar os móveis usam molduras elaboradas, porcelanas, cristais, candelabros, livros.

Esse tipo de decoração transmite uma sensação pulsante de robustez, sobriedade e opulência.

salas planejadas clássicas

#2 Decoração Retrô

As salas planejadas seguindo o estilo retrô já apresentam uma aparência mais descontraída, com um impacto visual forte e marcado pelas cores.

Muito do design que foi criado entre nos meados da década de 1960 sobrevive até hoje por proporcionarem um visual mais arrojado. As peças componentes do mobiliário reduzem de proporções, e são trabalhadas separadamente, porém mantendo um diálogo com as suas formas.

Um traço forte dos móveis em salas planejadas no estilo retrô são os seus pés de apoio, com uma forma pontiaguda e angular que passa a sensação de leveza ao móvel.

As formas geométricas permanecem, porém com uma aparência menos rígida, com portas, gavetas e nichos compondo modulações mais dinâmicas.

Os sofás, cadeiras, poltronas e mesas seguem linhas mais orgânicas, e frequentemente são mais arredondadas ou ovais.

As cores utilizadas são mais quentes e permitem combinações mais ousadas, com tons pastéis no verde, laranja, azul, amarelo e vermelho. Mas, para ter um bom efeito, é bom que as cores das paredes tenham um tom mais neutro, para deixar atuarem as cores do mobiliário como destaque.

Além das cores, outros materiais conferem um aspecto mais ousado nesse estilo, com o uso de acrílico, vinil, veludo, entre outros.

Para a decoração, é interessante apostar em abajures vintage, itens icônicos da cultura pop art, fotografias no estilo hollywoodiano e demais elementos de formas mais criativas.

O retrô tem uma cara jovial, divertida e bem descontraída.

Salas planejadas no estilo retrô

#3 Decoração Minimalista

O estilo minimalista tem conquistado cada vez mais o gosto do público. Nas salas planejadas nesse estilo, a estética e a funcionalidade são companheiras inseparáveis. Todos os elementos são pensados em como podem cumprir o papel de decoração ao mesmo tempo em que sejam úteis de alguma forma.

As formas são geométricas e bastante básicas. As superfícies são mais polidas e lisas, prezando sempre pela qualidade dos materiais.

Esse estilo confere clareza aos móveis do ambiente, tanto em relação sobre a função que cumprem, quanto em relação às cores do ambiente, tendendo fortemente para o branco. Muitas vezes pode-se também mesclar com tonalidades de cinza e também preto.

As peças decorativas nesse estilo aparecem muito menos. E quando estão presentes, seguem alguma função específica, como uma luminária por exemplo ou um mancebo para pendurar casacos.

Os ambientes minimalistas retratam um tipo de personalidade mais prática, e transmitem também uma sensação de tranquilidade.

As salas planejadas minimalistas

 

#4 Decoração Contemporânea

Essa é uma decoração para salas planejadas de quem busca um ambiente mais modernizado, com espaços mais simples e funcionais, mas não tão ausentes de informação como no estilo minimalista.

Nele são empregados materiais e elementos derivados de tecnologia mais avançada, e também seguem formas geométricas bem marcadas. Porém, utiliza-se texturas e cores mais destacadas, mesmo que a linguagem visual seja ditada por linhas mais neutras.

rack em sala planejada contemporânea

Os itens de decoração no estilo contemporâneo também seguem um forte princípio de funcionalidade, ou seja, não basta decorar, precisa servir para alguma coisa. Porém, aqui o design (a forma) desses elementos passa a ter mais importância.

As salas planejadas no estilo contemporâneo recebem mobiliários de alturas mais baixas, porém de proporções mais largas, conferindo peças mais espaçosas. As superfícies são predominantemente lisas, apostando alto em pedras polidas, vidros laqueados ou jateados, aço inox ou escovado, e até mesmo cimento queimado.

As cores predominantes também são mais frias e neutras. Toda essa frieza do estilo é suavizada com acessórios com texturas e cores que quebram o padrão, como juta, corda, linho etc. E confirmam sua presença em tapetes, cortinas e estofamentos.

O visual do estilo contemporâneo remete a uma personalidade de pessoas que estão sempre antenadas às novidades.

Salas planejadas no estilo contemporâneo

 

#5 Decoração Rústica

Esse é um estilo para gosta de um visual mais campestre, que lembre de certa forma uma vida rural. As salas planejadas com uma decoração rústica tem uma forte presença da madeira com aspecto de que foi gasta pelo tempo, mas sem deixar de lado um bom acabamento.

O home pode ser trabalhado com uma madeira mais escura, com um visual bastante robusto e natural. Mesas, cadeiras e poltronas caem muito bem com a combinação de materiais como junco, juta, ou outras fibras naturais.

As tonalidades de madeiras não seguem uma regra, vale explorar a vasta gama de cores que elas possibilitam, mas sempre com uma certa parcimônia.

Na decoração de salas planejadas rústicas você pode incluir peças artesanais, tapeçaria, almofadas e colchas. Os cestos de vime são recursos que dão um toque especial na decoração.

Os sofás também podem ser explorados em texturas que se assemelham mais a esses materiais, porém com uma sensação mais confortável ao toque. Tecidos coloridos combinam muito bem nessa visual, com destaque para o patchwork.

Outros elementos decorativos reforçam o caráter campestre: quadros de paisagens ou envelhecidos pelo tempo e objetos feitos de ferro fundido.

As paredes ficam muito interessantes quando em tijolo a vista, ou utilizando cores em tonalidades que variam entre o bege e o marrom.

O estilo campestre traz um visual mais campestre e romântico para o cotidiano de seus moradores.

sala planejada no estilo rústico

Consulte especialistas em salas planejadas para definir a sua

As salas planejadas são a opção mais certeira para garantir um ambiente harmônico, com uma combinação perfeita entre os mobiliários e os elementos decorativos.

Com projetos de salas planejadas todos os detalhes já são previstos de forma integrada, o que evita ficar comprando móveis separadamente que, mais tarde, não vão combinar muito quando estiverem em contraposição com o resto do ambiente.

Aqui na D&C temos larga experiência em elaborar salas planejadas nos mais variados estilos decorativos, seguindo sempre a personalidade do cliente.

E você pode contar conosco para saber mais como deixar a sua sala do jeito que você sempre sonhou.

Entre em contato com a nossa equipe e vamos conversar mais a respeito do que você precisa de móveis planejados para o seu lar.

➥ Quero entrar em contato com a D&C e tirar dúvidas sobre planejados