3 dicas de como organizar um quarto pequeno

O quarto é, sem dúvida, um dos cômodos preferidos de qualquer pessoa, seja em casa ou apartamento.

Afinal, é onde fica nossa maior privacidade, onde podemos estudar, dormir e fazer outras “cositas mas” sem interrupções.

É também no nosso quarto que podemos relaxar e ver filmes, séries, ou mesmo aproveitar um bom livro. Enfim, o quarto é um lugar de descanso e intimidade para nosso corpo e mente, dentro da nossa casa.

Agora, não é possível descansar direito, estudar, ou fazer qualquer outra coisa com dignidade dentro de um ambiente bagunçado, especialmente quando se trata de um quarto pequeno.

Por isso, é importante que o quarto esteja sempre organizado e ordem.

Continue lendo este artigo para conferir 3 quatro ótimas dicas de organização para esse lugar tão especial da casa.

#1 – Gavetas embaixo do colchão: bom para maximizar o espaço e afastar pesadelos

Nossa primeira dica para organizar bem um quarto pequeno é a de utilizar colchões com gavetas embaixo.

Algumas lojas de móveis vendem esse produto, porém na maioria das vezes é melhor fazer uma base para o colchão por encomenda, com gavetas no projeto.

Essa é uma dica de organização boa para quartos independente da pessoa que irá ficar nele. No entanto, ela é a melhor opção para um quarto de criança, especialmente por dois motivos.

O primeiro deles é que as gavetas de base de colchão podem ser bem espaçosas para guardar brinquedos, como bolas, carrinhos, etc. E a segunda é que ajuda a eliminar o medo que algumas crianças ainda têm de monstros e assombrações que ficam embaixo da cama à noite.

como fazer um quarto pequeno

#2 – Não tenha pena de usar e abusar das prateleiras e nichos nas paredes de um quarto pequeno

Quem gosta de ler bastante pode ver um certo charme e elegância em ter armários e estantes em seus quartos para guardar seus livros.

No entanto, é preciso entender que em um quarto pequeno será muito trabalhoso colocar móveis grandes e espaçosos (como armários e estantes) e ainda assim manter um quarto organizado e que possibilite a movimentação adequada.

Por isso, a nossa segunda dica de organização para quartos pequenos é a de usar livremente das prateleiras e nichos fixados na parede.

Prateleiras em geral podem ser usadas para guardar livros, porém são melhores para brinquedos e itens de decoração.

Já com os nichos é o oposto, sendo que eles são os mais indicados para livros, por poder evitar que acabei caindo pelos lados.

De todo o modo, o uso de nichos e prateleiras também é ideal para a organização de um quarto juvenil, por possibilitar uma melhor alocação de materiais de estudo e livros.

Sem falar que a economia de espaço conferida por eles permite uma melhor movimentação e limpeza do quarto, fora que deixa o ambiente com um aspecto bem mais arrumado sempre.

#3 – Móveis planejados: a melhor forma de preparar um quarto pequeno para sempre estar organizado

Móveis planejados são uma das soluções mais eficazes para quem possui pouco espaço em sua casa ou apartamento e, detesta a sensação de o local estar muito cheio.

Elaborados a partir de um bom projeto de arquitetura de interiores e design, a implementação desse móveis pode fazer uma grande diferença na forma como o local com móveis planejados se apresenta.

Especialmente recomendado para um quarto pequeno, um projeto de móveis assim causa profundo impacto na organização e estética do ambiente. Continue lendo para conferir algumas opções.

●3.1 – Guarda-roupas planejado

Essa é uma solução que pode dar um custo maior que comprar um item modulado, além de exigir um prazo de confecção dos móveis.

No entanto, adotar um guarda-roupas planejado é perfeito para quem não têm um quarto grande e espaçoso.

Em um projeto de guarda-roupas planejado é possível utilizar alguns recursos que ajudam na organização de um pequeno quarto, assim como maximizam o espaço disponível.

Na questão de ampliar o espaço, ainda que visualmente, o uso da cor branca no móvel ou mesmo de espelhos gera essa sensação visual de o espaço ser maior.

Além disso, usar portas de correr no guarda-roupas também é uma boa opção, pois o móvel não toma mais espaço do quarto quando está aberto.

Além disso, é preciso ressaltar ainda que um guarda-roupa planejado pode ser projetado para se adaptar de acordo com a posição do quarto que a pessoa deseja, e sob a forma que achar mais conveniente.

No caso dos móveis planejados da D&C, o prazo de confecção dos seus móveis planejados é mais curto que o tempo de entrega de muitas lojas que vendem móveis prontos (aqueles que são padronizados por fábrica). Em apenas 10 dias você tem seus móveis planejados instalados na sua residência.

Como fazer um bom quarto pequeno

●3.2 – Cama planejada

Outro móvel que vale – e muito – ser planejado para um quarto pequeno é a cama.

Lembra quando, mais acima nesse artigo, falamos sobre a possibilidade de haver gavetas embaixo da cama do quarto, onde seria feita uma base com essas gavetas?

Pois bem, é possível planejar uma cama que já conte com essa base com gavetas e baús internos. O que é até melhor do que comprar uma base individual para a cama, pois o resultado final é superior.

Além disso, é possível, no projeto de planejamento da cama adicionar nichos e até mesmo prateleiras na cabeceira.

Claro, eles podem ficar um pouco acima da posição onde você, seu cônjuge, etc, ficam quando estão sentados na cama. Os móveis planejados são feitos sob a medida que você quiser.

Tudo depende de como você vai escolher o seu projeto. É uma solução que facilita não só a organização do quarto, mas aproveita melhor o espaço.

Um quarto pequeno com estilo

Dica Bônus: sempre escolha os móveis planejados!

Se você tem um quarto pequeno, a melhor dica que você ouvirá de qualquer arquiteto é que deve investir em móveis planejados.

“Mas por quê?”. Talvez você se pergunte isso.

Porque eles são feitos para a medida exata do ambiente que você tem, considerando as necessidades específicas que você tem.

Por exemplo… Se você é uma pessoa que precisa estudar muito e usa seu quarto para fazer isso, é bom que o projeto de móveis contemple uma escrivaninha numa altura que seja confortável de acordo com a sua estatura.

Ou se você é praticante de esportes radicais, é interessante que o seu armário conte com um espaço adequado para você guardar os seus equipamentos.

Quando se tem um quarto pequeno, é difícil encontrar móveis que se encaixem nele, sem desperdiçar espaço.

Por isso os móveis planejados são os ideais. Além de idealizar e executar um projeto do jeito que você sempre sonhou, o espaço é aproveitado da melhor maneira.

E para te ajudar a entender melhor como pode tirar o máximo de proveito dos móveis planejados na sua residência, a D&C tem um conteúdo muito especial para você.

Clique no link abaixo e baixe gratuitamente o e-book que vai te ensinar tudo o que você precisa saber sobre o tema!

➥ Quero meu acesso grátis ao e-book para aprender tudo sobre móveis planejados agora