Sala planejada: 9 dicas essenciais que você ouviria de um arquiteto na hora de montar o seu projeto

Agora que você já está decidida a fazer a sala planejada da sua casa, você precisa estudar informações mais aprofundadas para não cometer erros graves no projeto, e assim tirar o melhor proveito desse ambiente tão relaxante que ela é.

Neste momento, você já deve ter também decidido o estilo de decoração que você quer ter na sua sala. Esse estilo vai determinar muita coisa sobre a sua sala planejada. Se você ainda não viu, depois dê uma olhada no nosso guia de estilos decorativos clicando aqui.

A sala planejada é a maneira mais certeira de ter o ambiente exatamente do jeito que você quer, aproveitando o espaço da melhor maneira possível.

Uma sala planejada é feita exclusivamente para o espaço que você tem disponível, e nenhum cantinho será desperdiçado.

Sala planejada é uma das especialidades da D&C, e já fizemos um grande portfólio de projetos em parceria com grandes arquitetos.

Por isso nós preparamos esse artigo para você pensar bem sobre a sua sala, com 9 dicas essenciais para considerar no planejamento da sua sala.

Fique atenta a esse artigo, e tire o máximo de proveito de cada palavra. Vamos lá?

# A sala planejada nasce de um bom mapeamento do seu espaço

A primeira coisa a ser feita é botar no papel a sala que você tem hoje: você deve ter uma planta baixa do espaço que você quer planejar.

Planta baixa é um desenho que representa como é o espaço da sua sala, vista de cima. Esse desenho deve ser feito a partir das medições feitas no ambiente a ser planejado. Dessa forma fica muito mais fácil e preciso saber o que cabe ou não colocar nesse ambiente.

Você mesma pode fazer essa medição, usando uma trena e desenhando um esboço do que é a sua sala.

Ou se preferir pode solicitar a ajuda de um projetista D&C  ou a recomendação de um arquiteto de confiança!

Planta baixa de um apartamento com sala Planejada

[Dica 1] Avalie possíveis integrações com outros ambientes com a sala planejada

Nesse mapeamento você pode também reconhecer oportunidades de aproveitar melhor os espaços adjacentes à sala, e decidir por integrá-los.

Por exemplo, se você mora num apartamento, pode ser interessante integrar a varanda com a sala de estar, fechando-a com vidro na fachada.

Ou pode ainda transformar uma parede entre a cozinha e a sala em um balcão americano, integrando os ambientes. Nesse caso, seria interessante também estudar sobre cozinhas planejadas.

A decisão de integrar espaços envolve outro tipo de trabalho que vai além do mobiliário planejado. Mas dependendo da decisão, isso pode condicionar muita coisa a respeito dos móveis.

[Dica 2] Preste atenção nas possíveis interferências na sua sala planejada

Faça também uma análise de pontos críticos que podem interferir na ocupação do espaço pelos mobiliários.

Detalhes como, por exemplo, um pilar sobressalente a uma parede, que acaba formando um “dente” na extensão da superfície. Ou uma viga aparente na sala, que limite a altura de algum móvel, como uma estante de livros que ocupe a altura do piso ao teto.

Em questões de altura, é igualmente importante medir a altura que existe do piso ao teto. Há apartamentos que têm essa altura bem reduzida (alguns casos chegam a ter apenas 2,30m de altura). Essa medida também é um fator limitante para o projeto de uma sala planejada.

Tenha atenção especial com paredes divisórias que separam a sala de ambientes com instalações hidráulicas (banheiros, cozinha e área de serviço). Nessas paredes tem uma grande possibilidade de estar passando canos.

Portanto, nessas paredes, será bom evitar usar elementos que exijam furações, como prateleiras e painéis verticais. O risco de furar um cano é grande, e isso pode trazer problemas maiores para você.

Considere também qual é a infraestrutura elétrica disponível. Identifique onde existem tomadas (e em que altura), interruptores das lâmpadas e pontos de saída de cabeamento de rede (internet, TV a cabo, etc).

Nós da D&C consideramos cada um desses pontos quando realizamos os projetos de sala planejada para nossos clientes, sabemos exatamente como deve ser feito.

Saber exatamente onde terá infra estrutura disponível vai ajudar você a definir os próximo passos, a seguir…

# Pensando no Layout da sua sala planejada

O layout da sua sala planejada nada mais é que a disposição de todos os elementos que ocupará sua sala. A partir disso será possível pensar nas dimensões máximas que cada móvel planejado poderá ter.

Para definir o layout da sua sala, tenha em mente como é o cotidiano de uso daquele espaço.

Por exemplo, a posição da porta (ou vão) de acesso entre a cozinha e a sala condicionam um determinado trajeto percorrido pelos moradores.

É importante que não tenha um sofá interrompendo esse trajeto, forçando dar uma “volta” maior para ir até a cozinha, contornando pelo sofá.

Reforçando a questão da infraestrutura, considerando-a você pode definir melhor o layout. O home da sala deverá ser colocado próximo ao ponto de saído do cabo da Internet. A localização dos móveis não devem obstruir o uso de tomada e interruptores já instalados.

Pensando no Layout da sala planejada


[Dica 3] Defina um elemento central do layout da sua sala

É mais fácil organizar o layout da sala a partir de um elemento principal.

Esse elemento será para onde a atenção será focada. Pode ser o rack da sala, com um painel em destaque; pode ser um conjunto de sofá, atendido por mobiliários de apoio; pode ser uma estante de livros que ocupe a altura do piso ao teto.

Definindo esse centro conceitual organizador, toda a disposição dos móveis fica mais harmônica.

[Dica 4] Uma iluminação especial pode valorizar sua sala planejada

Você pode utilizar luminárias no teto de forma estratégica, para criar efeitos de iluminação que destaquem os móveis da sua sala.

Acima do rack, por exemplo, é interessante ter lâmpadas com iluminação focal apontando para o móvel.

Além de proporcionar uma iluminação com um efeito diferente no ambiente, exalta também o móvel como um elemento escultórico, valorizando a decoração contida nas suas prateleiras e nichos.

Sala planejada com iluminação especial

[Dica 5] Cuidado para garantir a livre circulação entre os móveis

Sabendo precisamente quais são as dimensões da sua sala é que você saberá quais móveis você poderá colocar nela.

Cuidado para não cair no erro de optar por móveis maiores apenas por uma questão de gosto. Forçar a barra com um sofá maior, por exemplo, pode prejudicar a circulação no ambiente e dar uma impressão de que o espaço está “estrangulado”.

Os espaços de circulação em uma residência devem ser o mais diretos possível. Isso evita desperdiçar área útil dos seus ambientes.

Mas certifique-se que, onde houver passagem entre os móveis, tenha no mínimo 60cm livres. Essa é a medida mínima ideal para a passagem de uma pessoa.

# Dicas para uma sala planejada em espaços pequenos

Por menor que seja seu espaço, nós na D&C acreditamos que sempre há maneiras de utilizá-lo para que tenha o maior conforto possível.

Há uma grande diferença entre uma sala pequena e uma sala compacta. A pequena é onde tudo parece amontoado e fora de lugar; a sala compacta é aquela que a ocupação do espaço está tão organizada pelo projeto que vence a escassez de área.

Sala planejada para um espaço pequeno

[Dica 6] Homes longilíneos e aéreos (fixados na parede)

Para espaços compactos, são indicados os homes mais estreitos, porém longilíneos. Eles ocupam pouca profundidade, atrapalhando menos a circulação; mas a extensão da superfície proporciona mais espaço para organizar a sala.

O ideal é usar a televisão fixada na parede. O home pode ainda ter um painel vertical fixado diretamente da parede, funcionando como uma espécie de moldura tanto para a televisão, quanto para outro objetos decorativos.

[Dica 7] Pufs que podem ser guardados abaixo de outros móveis

Uma sala planejada mais compacta geralmente não comporta muitos sofás e poltronas, o que reduz o número de assentos para acomodar convidados.

Um ótimo recurso é usar pufs que possam ser guardados embaixo de outros móveis, como o rack aéreo, ou uma mesa de canto.

Existem também mesas de centros que podem cumprir essa função.

[Dica 8] Aposte mais no espaço aéreo

As salas compactas não possuem muita área para usar outros móveis que comportem decoração, como uma estante de livros, ou uma mesa de canto com porta retratos, etc.

Uma grande saída é usar o espaço aéreo da sua sala, com prateleiras e nichos. Você pode usá-los para organizar e decorar o ambiente.

[Dica 9] O artifício do espelho

Os espelhos ajudam muito em espaços com dimensões reduzidas. Eles criam a sensação de amplitude, fazem o espaço parecer maior do que ele é.

Mas esse é um recurso que deve ser utilizado com certo cuidado. Exagerar nos espelhos pode também prejudicar a percepção da decoração como um todo.

# Faça um projeto da sua sala planejada

Para quem não quer arriscar e quer ter a sala dos seus sonhos, exatamente do jeito que sempre imaginou, o melhor caminho a seguir é a sala planejada.

Pensando exatamente no seu espaço, o projeto de uma sala planejada consegue identificar o que há de melhor no seu ambiente, além de prever os principais problemas que poderiam acontecer na hora de mobiliar.

Reconhecendo os desafios a serem vencidos é possível saber quais são as soluções mais adequadas para montar um ambiente belo, harmônico e confortável.

Você que busca fazer um projeto de sala planejada para o seu lar e precisa de uma orientação, nós da D&C podemos te auxiliar.

Entre em contato com a nossa equipe e vamos conversar mais a respeito do que você precisa de móveis planejados para o seu lar.

➥ Quero entrar em contato com a D&C e tirar dúvidas sobre planejados