como é decoração minimalista

Menos é mais! Saiba tudo sobre decoração minimalista!

Compartilhe se gostou:

Você sabia que a decoração minimalista pode ser a expressão do estilo que você tanto procura para o seu lar?

Nunca ouviu falar desse estilo de decoração?

Então saiba que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de deixar o seu apartamento ou a sua casa com um belo design e um visual fantástico.

Neste artigo de hoje da D&C, que preparamos com o máximo de cuidado, vamos mostrar a você o que é uma decoração minimalista.

Além disso, vamos dar algumas dicas sensacionais de como esse estilo pode ser usado na sua casa ou apartamento.

Preparado para conhecer uma forma de decorar sua residência de um jeito incrível?

Então, continue lendo este conteúdo.

Decoração minimalista: o que é esse estilo de decoração

decoração minimalista na sala

Você já deve ter ouvido por aí uma frase muito popular: menos é mais.

Se ouviu tal comentário de um amigo ou numa propaganda por exemplo, é bem possível que já tenha visto uma decoração minimalista em algum momento.

Para que você entenda melhor o que estamos dizendo, aqui vai um rápido checklist para você descobrir se já viu algum ambiente com decoração minimalista.

O estilo estava presente se você viu alguns dos seguintes elementos:

  • Poucos móveis, mas com bom design e bem fabricados;
  • O ambiente como um todo transmite uma sensação de simplicidade e sobriedade;
  • Elementos puramente decorativos estão praticamente ausentes e não há nenhum elemento exagerado;
  • Cada detalhe e móvel inseridos no ambiente é cuidadosamente pensado para deixar o local o mais simples, organizado e espaçoso possível.

As idéias sobre o minimalismo surgiram por volta da década de 1960, como uma série de movimentos artísticos, científicos e culturais. A principal preocupação desses movimentos era a de utilizar, como base de expressão, apenas elementos fundamentais.

Com os anos, o minimalismo foi se popularizando e se tornando um estilo de vida. Uma busca por viver mais e melhor, com menos posses e extravagâncias, viver de uma forma mais simplista.

E esse estilo também chegou aos lares, expressando-se principalmente na decoração e arquitetura de ambientes.

Quais são as bases e premissas da decoração minimalista

decoração minimalista

A decoração minimalista tem por base excluir os excessos no visual de um ambiente residencial, ou mesmo empresarial.

Trata-se do trabalho realizado na decoração para tornar o ambiente simples, organizado e com espaço amplo.

E para conseguir esse objetivo, essa decoração utiliza-se predominantemente das cores neutras, pouca mobília (mas ainda assim suficiente para o conforto dos moradores), com linhas simples e mais puras.

É importante ficar atento a essas premissas, para não cometer erros de planejamento na decoração do seu ambiente.

Entendido isso, vamos agora conferir algumas dicas para utilizar o estilo minimalista em seu apartamento, casa ou escritório.

Sempre mantenha o necessário e que traga bem-estar

Ao decorar um cômodo como uma sala em estilo minimalista, atente-se a manter o ambiente com apenas o que é funcional e que passe bem-estar.

Isso quer dizer, por exemplo, colocar na sala apenas um sofá no tamanho necessário para atender as pessoas que frequentam a sala de estar. O mesmo vale para cadeiras, puffs, mesas de centro, etc.

Ou seja, aquilo que não tiver uma função prática no cômodo deve, preferencialmente, ser removida. O que poupa espaço no ambiente e torna o mesmo mais confortável e gera mais comodidade para circular por exemplo.

É possível adicionar elementos decorativos? Sim, mas é importante tomar cuidado para que eles não sejam excessivos, ou para que não criem um contraste que não combine com um mobiliário minimalista.

Use móveis e cores com as premissas do estilo minimalista

Os ambientes com estilo minimalista possuem uma base de formas e cores que dão o tom certo para o estilo.

Na parte das formas, o uso de linhas retas e formas geométricas puras são predominantes. Desse modo, é importante que, ao pensar um projeto de decoração minimalista, haja um cuidado para que os móveis usados na decoração cumpram com esses requisitos de formas.

É importante também se atentar às cores, tanto dos móveis quanto do ambiente como um todo. Uma vez que a premissa do minimalismo é o uso do que é apenas essencial e valorizar o espaço, apostar cores neutras, mais “clean”, é o melhor a se fazer.

O que destacar numa decoração minimalista, cômodo por cômodo

Neste tipo de projeto é importante não dar destaque a mais do que um ou dois elementos por cômodo.

Por exemplo, em uma sala minimalista, o destaque geralmente é o sofá. Que deve atender aos requisitos de cores e formas que falamos anteriormente.

Em uma sala de jantar minimalista, o destaque costuma ficar por conta da mesa, que deve estar baseada em linhas retas, para gerar uma maior harmonia e simplicidade no ambiente.

Já em um dormitório, o destaque fica por conta da cama. E falando em dormitórios, esse é o cômodo mais complicado de se aplicar a decoração minimalista.

Isto porque é um lugar onde geralmente acumulamos mais coisas. E onde é mais fácil cometer alguns erros de decoração, pouco importando se o estilo é minimalista.

Assim, uma forma de conseguir dar um toque minimalista é, além de apostar em cores neutras, usar formas adequadas e valorizar mais a funcionalidade dos móveis.

Nesse sentido, a melhor opção é sempre os móveis planejados.

Isso porque o com os móveis planejados, você consegue usar melhor o espaço disponível. Dessa maneira, é possível, por exemplo, aproveitar melhor as dimensões de um armário para guardar mais itens, posicionar melhor os móveis para gerar mais espaço, etc…

Uma decoração minimalista também faz bem às emoções e à mente

decoração minimalista no quarto

Por fim, pode-se dizer ainda que uma decoração minimalista é capaz de melhorar fatores emocionais.

Por exemplo, a simplicidade das cores e poucos móveis na decoração, sem excesso de detalhes, criam uma sensação de limpeza e amplitude.

Para muitas pessoas, isso gera uma sensação de paz, calma e tranquilidade, tanto emocional quanto mental.

Você quer ter uma decoração minimalista no seu lar?

O estilo de decoração minimalista é conhecido por ser simples, elegante e organizado.

Usando a pureza de formas geométricas básicas, com linhas retilíneas ou sinuosas, esse estilo decorativo tem um visual bastante clean.

Não há a presença de outros elementos decorativos apoiados nos móveis. Os móveis é quem ditam o visual decorativo. O design do móvel é a própria decoração.

Se você quer que os ambientes da sua tenham um visual amplo e leve, certamente o estilo decorativo é recomendado para você.

Mas e você, o que acha de dar à ao seu lar uma decoração minimalista? O que você acha desse estilo?

Deixe a sua opinião para a gente, logo abaixo no campo dos comentário.

comments