Cantinho da Leitura: Descubra Como Montar Um Ambiente Perfeito Para Estudar

Cantinho da Leitura: Descubra Como Montar Um Ambiente Perfeito Para Estudar
Compartilhe se gostou:

Como é bom investir um tempo para se dedicar à leitura, não é mesmo? Imagina então, ter um cantinho da leitura na sua casa?

Diversos professores e especialistas reforçam que o ambiente em si, faz parte do contexto do desenvolvimento da aprendizagem e que o processo é formado por vários fatores, como: pessoais, sociais e também pelo espaço físico.

Pensando sobre o contexto do espaço físico, os professores testificam a importância de um ambiente preparado para os estudos, vistos que qualquer interferência pode prejudicar a concentração do aprendizado ou potencializá-lo.

Por isso daremos algumas dicas especiais para você montar um ambiente perfeito para estudar! Vamos aos pontos mais importantes para ter um ambiente perfeito:

#O Ambiente Ideal

Se você deseja ter um ambiente ideal para os estudos é necessário que fique atento a algumas questões importantes, como: acesso facilitado aos materiais necessários, iluminação adequada, temperatura e ergonomiaQualquer um desses fatores pode influenciar muito na hora de uma leitura ou estudo mais complexo.

Para te ajudar nesses fatores, você pode contar com o auxílio de um profissional qualificado e treinado para identificar esses fatores e apresentar soluções viáveis para resolver esses problemas.

Separamos cada fator para te auxiliar na montagem do ambiente perfeito para estudar:

 

#acesso facilitado aos materiais

Você que estuda normalmente precisa ler muitos livros, fazer anotações em cadernos e post-its. Sabendo disso, quanto maior for a organização para administrar esses conteúdos melhor.

Para manter o ambiente organizado aconselhamos móveis que acomodem confortavelmente cada livro, apostila e demais materiais como: canetas, marca textos, lápis, borracha, clips, etc. Assim, na hora que você precisar acessar qualquer material necessário, não terá que perder tempo procurando  na “sua bagunça”.

 

#Iluminação adequada

Uma iluminação adequada é grande aliada não só para tornar o seu ambiente perfeito para estudar, mas também para seu bolso!

Escolha um lugar que tenha iluminação natural em grande parte do dia. Essa é a melhor opção para não cansar os olhos. A alternativa para os mais noturnos – por opção ou necessidade – é uma boa luminária.

Obs.: Evite as luzes amarelas, elas cansam a vista com mais facilidade e ainda consomem mais energia. Recomendamos as lâmpadas de LED, pois não possuem luzes amarelas e são mais econômicas.

 

#Temperatura

Manter uma temperatura agradável no ambiente de estudo é um ponto chave para o sucesso na leitura. Ninguém consegue se concentrar em um ambiente muito quente ou frio.

Ache um meio termo e busque ao máximo se sentir confortável para estudar. Apesar da necessidade, ninguém consegue ter êxito nos estudos se sentindo desconfortável.

Se possuir ar-condicionado, mantenha-o em uma temperatura saudável para o seu corpo. Nem sempre uma temperatura confortável é a mais indicada. Se possui um ventilador, cuidado para não deixá-lo no modo mais forte, o vento pode te atrapalhar, fazendo com que seus papéis saiam “voando” pelo ambiente.

 

# Ergonomia

Como sempre ressaltamos em nossos posts a ergonomia é de suma importância para o bem estar e conforto dos usuários. Além da Ergonomia na Cozinha (um dos cômodos mais frequentados da casa), a ergonomia no espaço de estudo é fundamental para saúde do leitor.

Um ponto a se preocupar, é a altura da mesa e das cadeiras em relação ao seu corpo. Essas alturas precisam levar em conta a sua compleição física. Lembre-se: Quando falamos em ergonomia, não vale a pena improvisar e sacrificar o nosso corpo!

Outro fator importante que não podemos deixar de ressaltar é a inclusão das tecnologias, tais como: notebook, celular, tablete e etc. Com o seu crescimento, cada dia mais as instituições de ensino estão disponibilizando matérias virtuais, desde acervos completos nas bibliotecas digitais, acesso (de forma simples) aos navegadores de buscas e pesquisas em geral, até museus virtuais que possibilitam viajar sem sair de casa!

Para que o seu ambiente fique adequado, habilite seu cantinho de leitura com o acesso à internet. No entanto, tome cuidado. É comum com a avalanche de informações e notificações das redes sociais, que você fique propenso às distrações e a perda de foco.

Dica extra: Para evitar as distrações existem diversos aplicativos de controle que ajudarão você ficar ligado!

 

Conclusão

Faça um bom planejamento do seu cantinho da leitura e invista de maneira correta. Pense em cada detalhe que pode te prejudicar ou potencializar os seus estudos e nunca se esqueça de pensar na sua saúde. Só assim você poderá ter um ambiente perfeito para estudar!

Gostou deste post?  Então que tal você baixar gratuitamente o nosso livro digital:  “Guia do Móvel Planejado” para descobrir tudo sobre como ter aqueles ambientes que você sempre sonhou no seu lar. Aproveite!

 

comments