Volta às aulas: hora de você planejar um quarto juvenil para o seu filho

Compartilhe se gostou:

A adolescência representa uma época de mudanças físicas e psicológicas muito significantes na vida dos filhos.

Deixando sua infância, o jovem começa a sentir a necessidade de construir sua própria identidade, se expressando na busca de valores e convicções próprias.

Sabemos que essas questões influenciam diretamente na maneira como que este jovem ocupa o seu espaço.

É preciso dar atenção a isso na hora de planejar o mobiliário de um quarto juvenil.

Hoje vamos falar sobre a transição do quarto infantil do seu filho para um quarto juvenil e a D&C vai ajudá-lo a pensar nos principais detalhes!

Lembre-se que quarto é um ambiente de permanência prolongada

Os dormitórios são ambientes de permanência prolongada.

E por isso devem garantir a permanência por um tempo longo e indeterminado, com segurança e conforto.

Portanto, é importante tomar alguns cuidados especiais na composição desse quarto juvenil, e nós da D&C sabemos exatamente como fazer isso.

Por exemplo, é importante ter móveis de qualidade, dos quais os materiais de revestimento não soltem partículas de substâncias que possam prejudicar a saúde do seu filho.

O tipo de iluminação utilizada no quarto juvenil também interfere bastante. Recomenda-se que, para ambientes de descanso, se utilizem lâmpadas amarelas, pois as brancas estimulam mais a produção de melatonina (hormônio que interfere na regulagem do sono).

Entretanto, é importante que exista um foco de luz branca sobre a escrivaninha, para manter o seu filho atento enquanto estuda. Isso pode ser feito utilizando luminárias pendentes acima da bancada de estudo, ou até mesmo com uma luminária de mesa.

As cores do quarto também impactarão no comportamento do jovem. Cores em tons pastéis são mais indicadas para um dormitório, pois são menos estimulantes e ajudam mais na concentração.

Mas lembre-se: sempre que for tomar qualquer decisão sobre como será o quarto juvenil do seu filho, nunca se esqueça que lá ele passará boa parte do seu tempo.

Aconselhamos que procure uma equipe que entenda do assunto e possa orientar da melhor maneira possível!

Na D&C contamos com uma equipe de gestores experiente e atenta à todos esses pequenos detalhes que fazem muita diferença.

Caso queira tirar dúvidas, pode nos contatar aqui!

Aproveitando o espaço do quarto juvenil

Saiba de uma coisa…

Um espaço, para ter qualidade e aconchego, não precisa ser grande.

É possível projetar um ótimo quarto sem precisar de espaço amplo.

Nesse sentido, algumas ideias ajudam!

 

Organização

A organização de um espaço influencia diretamente na concentração da pessoa que faz uso dele.

Desta forma, para que um jovem possa se concentrar em seus estudos, é importante que o ambiente seja planejado para que possa ser organizável.

Em outras palavras: se ele tiver formas práticas de guardar as coisas, será mais fácil manter o quarto arrumado.

Escrivaninhas

As escrivaninhas são elementos importantes para se estudar. E hoje elas podem assumir diversas formas.

É interessante ter uma escrivaninha ocupando uma extensão considerável em uma parede, como uma bancada de trabalho.

Ter uma boa superfície de apoio é interessante, pois permite espalhar objetos utilizados durante os estudos, como os livros abertos, canetas e marca textos, cadernos para anotações, etc.

Essa bancada também será ocupada por equipamentos importantes, como um computador (desktop ou notebook), impressora, luminária para estudo, telefone, etc.

Tome muito cuidado ao definir a altura de instalação da bancada ou da escrivaninha. Isso afetará diretamente na postura corporal de estudo do seu filho. Os manuais oficiais de ergonomia recomendam como altura média ideal de uma mesa de trabalho, 75 cm.

Porém, como isso pode variar de acordo com cada pessoa, a vantagem é que os móveis planejados de quarto juvenil podem atender a necessidade específica de quem vai utilizar a escrivaninha.

Sabemos que essa questão precisa de uma atenção especial. Por isso que na D&C estamos sempre atentos e nos informamos com nossos clientes sobre esses pontos, de maneira que o resultado final do mobiliário seja tão personalizado que cairá como uma luva no dia a dia de quem utilizá-lo.

Gaveteiros

Os gaveteiros são elementos essenciais para a organização do espaço de estudo, e não podem faltar num quarto juvenil.

Geralmente, esses elementos ficam conjugados com a escrivaninha, por uma questão de facilidade de acesso no momento de estudo.

É importante para guardar materiais de uso frequente, sem que fiquem expostos, garantindo uma melhor conservação. Ajuda também a estocar materiais para a reposição imediata, como blocos de folhas de sulfite por exemplo.

Os gaveteiros são ainda a melhor forma de guardar documentos importantes em segurança, sem esquecer onde foram guardados.

O que mais influencia o uso dos gaveteiros é a sua praticidade. Justamente por isso, deve-se evitar uma gaveta difícil de abrir.

Portanto dê atenção para o tipo de mecanismo de abertura das gavetas. Dê preferência para as que usam corrediças telescópicas, pois proporcionam um manejo suave de abertura e fechamento.

Prateleiras

A grande vantagem das prateleiras no quarto juvenil é utilizar a superfície das paredes para ocupar o espaço aéreo do ambiente.

Elas são ótimas para decorar o quarto, e também ajudam na organização, principalmente quando instaladas numa altura correta acima da escrivaninha.

Podem ser utilizadas para guardar livros ao mesmo tempo em que os deixam com fácil visualização para consulta.

Nichos

Os nichos são móveis modulares que permitem flexibilidade em sua disposição no quarto, pois podem ser deslocados com facilidade.

Eles são elementos muito versáteis, pois proporcionam pequenos espaços de apoio que ajudam a não deixar as coisas espalhadas pelo ambiente.

quarto juvenilEspelhos

Os espelhos podem ser utilizados como elementos de dupla função.

Além de sua função óbvia (refletir a própria imagem), eles ajudam a dar amplitude para o ambiente, e também ajudam a otimizar a iluminação natural do quarto.

Cabideiros

Os cabideiros são indispensáveis no quarto juvenil do seu filho.

Evitam que toalhas molhadas fiquem em cima da cama.

Instalados de forma facilmente alcançável, como numa parede ou no lado interno da porta, o jovem pode deixar ali o casaco ou a roupa, que ainda pode ser repetida no dia seguinte.

Armários e guarda-roupas

Estes são outros mobiliários importantes no dia a dia de qualquer pessoa. É um dos móveis que geram demandas  para nossos projetistas na D&C.

Aqui na D&C podem ser projetados com medidas personalizadas, aproveitando assim a altura “pé direito”) dos cômodos e assim diferenciando dos móveis convencionais que tem medidas padrões!

É importante que eles sejam arejados de maneira a evitar doenças, causadas pelo mofo, por exemplo.

 

Gostos pessoais e socialização

É natural que, nessa nova fase educacional, o seu filho receba amigos em casa para realizar trabalhos escolares em grupo.

Nessa fase, será mais comum a visita de amigos em sua casa. Para que desenvolvam seus trabalhos com concentração, o quarto juvenil terá um maior caráter de socialização.

Você pode prever elementos que confortem as visitas, usando pufs, por exemplo. E também pensar em uma cama reserva, que pode ser guardada embaixo da cama do seu filho, para quando um amigo dormir em sua casa.

 

Outra questão importante é pensar nos gostos e hobbys de seus filhos.

Levando em consideração que essa geração é totalmente tecnológica, um ambiente planejado servirá bem como cenários para gravações de vídeos e demais produções!

Nessa idade, é muito comum a necessidade de se expressar. Prever uma área de uma parede com tinta especial que imita uma lousa pode dar vazão à criatividade deles, oferecendo um espaço de desenho e até de anotações.

Caso seus filhos gostem de música, e pratiquem algum instrumento musical, é bom pensar num isolamento acústico. Você não precisa fazer um estúdio profissional, mas usar portas e janelas acústicas específicas para o uso residencial pode evitar muitos problemas de convivência.

Descubra muito mais sobre como planejar o quarto juvenil perfeito para seus filhos.

Cada caso é um caso: o quarto juvenil do seu filho deve ser projetado considerando os detalhes da sua vida.

Poucas pessoas dão importância para esse assunto. Mas considerando que a configuração dos espaços onde convivemos afeta diretamente a formação da nossa personalidade, esse ambiente no qual passamos boa parte da adolescência vai influenciar bastante.

Para você que quer ter mais detalhes sobre como projetar um quarto ideal, que proporcione conforto, segurança e organização para seus filhos, fica um convite especial:

Assine agora a nossa lista VIP, receba mais conteúdo sobre esse assunto e também obtenha gratuitamente um projeto para o ambiente da sua casa.

quarto juvenil

comments