Você sabe como é fabricado seu Móvel Planejado?

Quem é que não sonha ter em seu lar o conforto, a praticidade, a beleza e a eficiência que os móveis planejados proporcionam? Acreditamos que isso, seja o sonho da maioria das pessoas. Mas para que esse sonho se realize, primeiro é preciso conhecer melhor esses móveis. Então, responda: Você sabe como é fabricado seu móvel planejado?

Antes de mais nada temos que ressaltar que para produção perfeita do seu móvel, precisamos de um projetista com  conhecimento de medidas e que possua capacidade de percepção do seu desejo real e tenha captado o seu gosto, o seu jeito de viver, para que consiga transferir para o projeto, um pouco de quem irá morar no local. Lembrando, claro, que precisa de noções de decoração e combinação de cores para que a mercadoria que será fabricada na indústria não se torne um pesadelo!

Então recomendamos alguns procedimentos:

PRÉ-FABRICAÇÃO:

  1. Durante o processo de medição o vendedor (projetista) precisa estar sozinho e concentrado durante a retirada das medidas, evitando interferências que poderão ocasionar problemas na produção do móvel. O ideal é que estas medidas sejam retiradas após toda finalização de obras, evitando medidas erradas, que ocasionará a confecção de projetos de forma errada.
  2. Que todos eletroeletrônicos e eletrodomésticos estejam definidos ou comprados antes da ida do vendedor à sua residência evitando surpresas, como geladeira ou fogão que não cabe no espaço.
  3. Aparelhos de ar condicionado devem estar instalados no local adequado em cada ambiente da casa, se caso possuir, para que o vendedor (projetista) se programe para que deixe o espaço adequado para ele.
  4. Após tudo isso finalizado, o projetista elabora o projeto e no belo dia do fechamento, recomendamos a conferência do projeto, a definição de datas, entre outros. Evitando assim, problemas no momento da montagem e da entrega!

 

 INICIO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO

1- O processo de fabricação começa através da lista de peças que é gerada pelo sistema, com base no desenho que a loja encaminha para fábrica. O sistema é capaz listar peça por peça com suas respectivas dimensões, modelos e cores.

2- Cada item é encaixado dentro de um tamanho máximo de chapa que geralmente vem de um fornecedor de matéria prima, esta chapa possui uma dimensão máxima de largura de 1830 mm x comprimento de 2750 mm. Por isso seria impossível produzir uma lateral com tamanho de 4000 mm, já que o máximo de tamanho de chapa conhecida no mercado seria em média 2750 mm.

3- As medidas médias das chapas dos fornecedores do mercado está em torno de 1830 mm  x 2750 mm, com isso o sistema na indústria calcula quantas chapas serão necessárias para compor um determinado projeto e assim cria-se o que chamamos plano de corte, cujo ao qual é encaminhado para o setor para que se execute os cortes necessários das chapas.

4- Após o corte passamos para a segunda etapa que é identificar o que é cada peça, para que possamos identificar se é uma prateleira, um tampo, uma porta, e etc… Isto é feito visando prever que tipo de acabamentos serão feitos nas faces da peça e se serão colocados acabamentos em todas as faces (chamamos as faces de bordas).

5- Depois passamos pela etapa que chamamos de furação que na verdade é a etapa em que após a identificação do que é realmente aquela peça, realizamos a furação para que possam ser colocados os acessórios correspondentes ou agregados de cada peça, exemplo:

Em uma porta se faz furação de dobradiça, uma prateleira não se faz furação e etc…

6- Por último algumas fábricas utilizam o processo chamado de pré-montagem, onde pequenas peças que são capazes de passar por elevador são montadas umas com as outras na própria indústria formando módulos, diminuindo desgastes de peças soltas na casa do mesmo e diminuindo também o tempo do montador dentro da residência.

7- Fim do processo de fabricação.

 

Após todo esse procedimento, é a hora de você esperar a montagem dos móveis planejados em sua residencia e assim concretizar o sonho do seu espaço planejado! Já possui algum móvel planejado? Conte-nos sua experiência. Ainda não possui? Compartilhe nos comentários quais móveis planejados você desejaria ter!