Cachorro em Casa: 5 Dicas Para Manter a Casa Limpa

Uma pesquisa feita pelo IBGE constatou que 44,03% dos brasileiros possuem pelo menos 1 cachorro em casa. Além de serem bons amigos e tomarem conta da casa, os Pets também tomam conta de nossos corações 😍

Mas… Como nem tudo na vida são flores, a dificuldade é manter a casa limpa!

Você faz parte dessa estatística, isto é, convive com os caninos em casa e quer descobrir como manter a casa limpa? Fique atento as 5 dicas que a D&C preparou para te ajudar nessa tarefa 🐶😉

 

#Dica 1:Tenha Uma Rotina de Limpeza

Para manter a sua casa limpa e organizada crie e pratique uma rotina de limpeza. Você pode elaborar sua rotina dividindo suas atividades em: diárias, semanais e mensais.

Exemplo de atividades:

Diárias: Varrer o chão; Passar pano na casa; Retirar os dejetos (se possível assim que surgirem), etc.

Semanais: Aspirar o estofados, tapetes e carpetes; Fazer a limpeza dos móveis para evitar acúmulo de pelos; Lavar a área onde o pet fica; etc.

Mensais: Lavar os tapetes e cortinas; Banho e tosa no seu melhor amigo (dependendo da raça esse tempo pode aumentar ou diminuir).

 

#Dica 2: Eliminando o cheiro

Se você tem um cachorro em casa que tem acesso ao interior, já deve ter ouvido a seguinte frase: “a casa está com cheiro de cachorro!”.

Por mais que tenha limpado e espalhado por todos os cantos aromatizadores, os caninos possuem cheiros bem característicos.

Para evitar/amenizar cheiros desagradáveis:

  • Ensine desde o começo quais os locais que podem ou não fazer as suas necessidades;
  • Ensine o cachorro quais os ambientes da casa pode frequentar;
  • Dê banho no Pet regularmente (averiguar o intervalo de tempo dependendo da raça);
  • Mantenha sempre os objetos de seu Pet bem lavados;

Lembre-se: Arejar a casa é essencial!

 

#Dica 3: Reduzindo a quantidade de pelo

É comum que os cachorros soltem muitos pelos dentro de casa. Além de seguir os passos da dica 2, mantenha a tosa do animal em dia.

Essa dica, além de ajudar a manter a casa limpa, ainda reduzirá os problemas com alergias. Normalmente contraímos alguns tipos de alergia por causa do pelo dos cachorros.

 

 #Dica 4: Aromatizar os ambientes

Todo cuidado é pouco para quem quer aromatizar um ambiente quando se tem cachorro em casa. Muitos blogs e tutoriais orientam passar perfumes, acender incensos e utilizar esses recursos para inibir os cheirinhos dos Pets.

O uso não é proibido, porém é necessário que tome cuidado para que os cheiros não se misturem e fiquem insuportáveis. O ideal é que realmente faça a limpeza profunda na casa e mantenha durante o mês, conforme as dicas anteriores.

 

 #Dica 5: Cuidado com a escolha dos produtos de limpeza

Tanto para seu cachorro, quanto para você, será super desagradável, ter um lar fedendo. Porém determinados tipos de produtos de limpeza podem até deixar a casa brilhando, mas são sinônimos de perigo para a qualidade de vida do peludo.

Muitos produtos químicos são PROIBIDOS PARA ANIMAIS, podendo até gerar intoxicação, problemas dermatológicos, pulmonares, entre muitos outros.

Fuja de produtos que contenham na fórmula, por exemplo: ácidos bóricos, hipoclorito de sódio, peróxido de sódio, sulfúrico, fosfórico, silicato de sódio, óxido de cálcio, amônia, cloro, entre outros.

No caso de dúvidas sobre os produtos proibidos, indicamos que pergunte ao veterinário do seu Pet!

 

#Dica Extra:

A maioria dos produtos de limpeza são corrosivos. Além de serem prejudiciais a saúde das pessoas e animais, também prejudicam os móveis, pisos e revestimentos. Fique atento e procure saber mais sobre as formas corretas de limpeza!

Além de evitar gastos desnecessário, ainda estará preservando o meio ambiente e saúde. Com essas dicas ter um cachorro em casa nunca  será um problema.

Gostou desse post?  Aproveite e tenha acesso à todas as nossas matérias assinando a nossa news!

Fique a vontade para deixar seu comentário ou sugestão 😉