Como escolher a cor do móvel planejado?

Você se decidiu por utilizar móveis planejados na sua casa. Já realizou o projeto e pensou em de cada detalhe de como as coisas vão ficar. Só tem um probleminha: qual a cor encomendar? Que cor combinará mais com a decoração do resto da casa? Será que uma cor mais escura cai bem? Ou uma cor mais clara vai dar mais amplitude para o ambiente?

A cor do móvel planejado é um dos principais aspectos a serem pensados. E, como toda decisão, precisa ser bem pensada para que não se arrependa no futuro. Mas tenha calma! Fizemos este artigo para ajudar você a tomar esta decisão tão difícil. Leia até o final e veja como escolher a cor do seu móvel planejado.

Antes de tudo

Leve em conta que as cores que você optar estarão presentes no seu dia-a-dia e aos olhos de suas visitas. Portanto, você precisa escolher uma cor que conviva em harmonia com o ambiente e, que não se torne cansativa ao longo dos anos.

Cor em alta

O cinza é a cor que está ocupando cada vez mais lares no país, que se destaca por ser sóbria e fácil de combinar com qualquer decoração. Uma das vantagens dessa cor é sua paleta de cores, que vai desde tons claros até o cinza chumbo.

Outro benefício do cinza é que ela pode ser aplicada tanto em ambientes internos, quanto externos, deixando um clima sóbrio e sereno. O cinza também é possível combinar com tons amadeirados, se você procura um ambiente mais acolhedor e com o preto, e caso queira um ar mais refinado.

Ambientes

Dependendo do tipo do ambiente, sugerimos que você escolha uma cor. Veja algumas dicas:

Ambientes leves

Se você busca uma leveza no ambiente, o ideal é focar nos móveis com bases em tons mais claros e vidros mais escuros. Esta escolha também é indicada para ambientes pequenos, pois dá uma sensação de amplitude.

Ambientes grandes

Digamos que você tem um ambiente grande e bem iluminado. Muito bem. Você pode deixá-lo mais aconchegante utilizando os móveis planejados nas cores mais escuras. Estas tonalidades dão uma impressão  de que o ambiente é menor.  Procure sempre superfícies em tons pastéis, como bege, sépia e areia.

Ambientes descolados

Agora você tem uma decoração moderninha na sua casa? Então você pode apostar em móveis com detalhes que ofereçam um contraste de cores destoantes como o roxo, o vermelho e até mesmo o azul.

Ambientes tradicionais

Para quem não quer arriscar muito, uma boa opção é ir no “branquinho básico”. Ele é muito utilizado em caixas. Só tome cuidado, pois é uma cor que acaba sujando facilmente. O chocolate e o bege escuro também são cores indicadas para este tipo de ambiente, oferecendo uma elegância clássica ao lugar.

Viu só? Não existe muito segredo na hora de escolher a cor do seu móvel planejado. Você só precisa fazer um planejamento prévio de como você deseja que fique a sua decoração e em seguida, escolher entre as muitas opções de cores.

E então? Qual dessas combinações de cores você acha que combina mais com você e com a sua casa? Compartilhe com a gente nos comentários!