Sonha em construir ou reformar a casa para que fique como você sempre sonhou?
Fazer um acabamento perfeito e decorar com aquela mobília linda que você viu na loja. Antes de começar é preciso parar um pouco de andar nas nuvens e colocar os pés no chão e os olhos na planilha. Confira agora algumas dicas que vão ajudar os seus sonhos caberem no seu orçamento!
Dicas de Planejamento Na hora de Construir ou Reformar
Dica #1 – Defina seus objetivos
Na hora de construir ou reformar, é preciso se planejar. E para fazer um bom planejamento, você precisa colocar tudo, mas tudo mesmo o que você quer fazer no papel. Não tente começar qualquer obra sem saber exatamente o que você quer. Isso vai evitar arrependimentos e mudanças de rumo no meio da obra.
Esse primeiro passo é determinante para que você consiga que tudo o que você quer caiba no seu orçamento.
Dica #2 – Divida o projeto em etapas
Um cronograma facilita o planejamento. Para uma obra ter sucesso é necessário definir as etapas do projeto por cômodos. Quer um exemplo? Primeiro o Quarto 1, depois o Quarto 2, em seguida o Banheiro. Feito isso, você precisa descrever tudo o que será feito por cômodo. Este tipo de plano lhe ajuda no preparo do orçamento do material e da mão de obra na hora de construir ou reformar.
Dica #3 – Um profissional deverá ser consultado
Se você não tem experiência para definir tarefas complexas, como o escopo da obra (objetivos), ou dividir o projeto por etapas, a melhor opção é consultar um engenheiro ou um arquiteto para que possa assessorá-lo.
Esses profissionais, além de melhorar o planejamento da obra, definindo custos e prazos, ainda podem te dar dicas que, no caso de reforma, evitam o comprometimento da estrutura do imóvel e a desvalorização do imóvel.
Apesar de ser um investimento a mais, o auxílio deste profissional evita gastos desnecessários, fazendo compensar o investimento, seja para construir ou reformar.
Dica #4 – “Não compre nada antes”
Comprar materiais antes do tempo que for utilizar, mesmo que esteja numa promoção ótima. Isso pode comprometer o cronograma geral, pois pode faltar dinheiro para alguma etapa da obra e ajuda no descontrole financeiro.
Dica #5 – Pesquise bem os custos
Seu planejamento deve ter também uma pesquisa de custos com materiais e mão de obra. Além de contar com a ajuda do engenheiro ou arquiteto, você também pode pesquisar na internet e em lojas de materiais para construção.
Outro erro que você deve evitar é com o cálculo da mão de obra. Muita gente subestima o valor da mão de obra e acha, por exemplo, que um pedreiro é “pau para toda obra”. Mas não sabem que para colocar o piso é um profissional especializado de acabamento, para colocar o encanamento é outro, e assim por diante.
Dica #6 – Avalie o quanto você pode gastar por mês
Este é outro aspecto fundamental para o sucesso da sua obra. Segundo consultores financeiros, o total de suas dívidas não deve ultrapassar 1/3 do seu orçamento mensal. Caso ultrapasse isso, as chances de seu imóvel ficar pela metade são grandes.
Para evitar isso, faça uma análise do seu orçamento e defina o quanto você pode gastar por mês. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil oferecem linhas de crédito exclusivas para reforma e construção de casas, o que pode facilitar bastante sua vida, quando der início às obras.
Além disso, você também pode conseguir parcelamento dos materiais de construção e da mão de obra, negociando junto às lojas e diretamente com os profissionais envolvidos.
Seguindo estas dicas, já é meio caminho andado para a realização do seu sonho. Então, mantenha os pés no chão, que seus objetivos de construir ou reformar serão alcançados. O que você achou dessas dicas? Interaja com um comentário!