O post de hoje é sobre um dos queridinhos das mulheres…Falaremos sobre a forma correta de conservar seus sapatos.
Com a ajuda da Jacqueline e a Léia, representantes da SobMedida Organização Profissional, separamos 3 dicas incríveis para que você acerte na limpeza e conservação.
Se você ama sapatos e tem um para cada ocasião, fique atento e anote essas dicas imperdíveis!
#Dica 1: Se os sapatos estão úmidos ou molhados saiba como secar
Para manter seus sapatos sempre bonitos e bem conservados, é preciso um cuidado especial na hora de limpá-los e guardá-los. Mas qual a forma correta de secar os sapatos?
Nos dias frios e chuvosos, evite molhar seus sapatos, entretanto caso isto ocorra, nunca os coloque no sol.
Forma Correta de Conservar Seus Sapatos: Deixar secar a sombra e longe de qualquer outra fonte de calor. Você pode também colocar jornal na parte de dentro do sapato. Além de ajudar a absorver a umidade, ainda mantém a forma do calçado.
Forma Errada de Conservar Seus Sapatos: Usar o motor da geladeira, secador de cabelos, entre outros aparelhos. Isso além de gerar gastos com energia elétrica é muito perigoso, pois pode gerar um choque daqueles.
#Dica 2: Conhecer o material do sapato
É importante estarmos atentos aos materiais dos sapatos e aos produtos recomendados para a limpeza. Dessa forma não haverá o risco de danificar o acessório. Existem diversos tipos de materiais e por isso geralmente cada um exige uma atenção especial.
Abaixo, nossas parceiras especialistas em organização separaram alguns materiais e suas recomendações de limpeza:
-
COURO EM GERAL
O ideal é utilizar produtos impermeabilizantes para calçados – que existem no mercado – logo que eles sejam comprados. Isto evita a absorção de líquidos pelo couro desde seu primeiro uso.
Indicação: Sprays, graxas e pomadas próprias também evitam o ressecamento e o aparecimento de rachaduras.
-
COURO TIPO CAMURÇA E NOBUCK
O nobuck e a camurça são feitos do couro bovino, ambos são lixados para obter uma superfície macia, porém o primeiro é feito da parte externa do couro, o que o torna mais durável e resistente. O seu grande problema é que ele suja e mancha com muita facilidade.
Indicações: Escovas de cerdas bem macias são o principal aliado deste tipo tão delicado de couro. As escovas devem ser utilizadas sempre secas e em movimentos circulares e suaves.
Como o Nobuck é mais fácil de sujar é necessário limpá-lo e protegê-lo com produtos desenvolvidos especialmente para esse tipo de material. Existem hoje no mercado um aerossol próprio para esse tipo de material.
-
COURO TIPO CROCO E COBRA
Como esse tipo de couro tem frisos o importante é tirar o excesso de terra e resíduos antes de tudo. Muitas das vezes, pela falta de tempo, queremos limpá-lo de uma única vez. Porém, com esse material é preciso separar em duas partes: tirar a sujeira mais pesada e depois limpá-lo com mais cuidado.
Indicação: Para a limpeza do couro tipo croco e cobra use um pano macio e limpo.
-
COURO VERNIZ
Um tipo de couro dito como nobre e elegante, o couro do tipo verniz pode ser limpo com pano úmido. É importante lembrar que por causa do seu material, é necessário ter um cuidado extra na hora da limpeza.
Indicação: Após a limpeza, secar com um pano macio e polir com cuidado para não arranhar. Essas informações de materiais você consegue na caixa ou etiqueta do produto. Fique de olho, pois até mesmo para solicitar a garantia dos sapatos esses quesitos são avaliados.
#Dica 3: O armazenamento dos sapatos
A forma que você guarda seus sapatos é uma peça chave para conservar da forma correta. Algumas sacadas para manter a boa aparência e duração dos sapatos são:
- Guardar os sapatos na forma correta organizando-os em suas próprias formas ou preenchendo o seu interior;
- Organizar cada tipo de sapato por estação e propósitos;
- Não empilhar os sapatos;
Ter um armário planejado com espaço adequado para cada modelo de sapato ajudará muito nessa tarefa de manter a forma correta de conservar seus sapatos.
Muitas botas e sapatos mais delicados sofrem danos porque são colocados em armários pequenos e inapropriados. Com o passar do tempo ficam deformados e até mesmo esquecidos.
#CONCLUSÃO
Agora que já está por dentro das dicas de como conservar os seus sapatos, não terá mais problemas com os seus armazenamentos. Desfrute de uma organização simples e prática.
Gostou desse post? Aproveite e tenha acesso à todas as nossas matérias assinando a nossa news! Fique a vontade para deixar seu comentário ou sugestão 😉