O mercado moveleiro no Brasil tem uma importância muito grande para a economia, somos o 5º maior produtor mundial e o 32º que mais exporta móveis no mundo. É um setor de grande interesse de empresários, que buscam as melhores franquias para investir.
A maior parte da produção moveleira (96,5%) é empregada no mercado interno. E as regiões sul e sudeste do país são as responsáveis pela maior parte do faturamento deste setor (76%).
Apesar das quedas no setor, ocasionadas pela crise financeira que o país vem atravessando, em 2017, houve uma retomada da indústria moveleira.
No 8º Congresso Nacional Moveleiro, Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, revelou em sua palestra que em 2017 o mercado moveleiro apresentava crescimento, o que não acontecia desde 2014 (ápice da crise econômica).
A Inteligência Comercial do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) também trouxeram boas notícias em 2017, com base em seus dados. A produção chegou a apresentar alta de 4,4% em relação ao período de 2016.
Os empregos no setor, em maio de 2017, cresceram 3,9% frente a dezembro de 2016.
Para Osni Verona, presidente do Sindicato da Indústria Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale), em 2018 o mar estará para peixe no mercado moveleiro. Ele espera um crescimento de 5% a 6% para o setor em relação ao ano passado
Marcelo Prado, do IEMI, ainda apresentou em sua palestra no 8º Congresso Nacional Moveleiro uma ótima perspectiva para setor moveleiro. A previsão é que até 2021 se desenvolva um crescimento de 19% desse mercado.
Isso tem chamado a atenção dos diversos agentes investidores, de pequenos empreendedores a grandes empresários. Aqueles que buscam as melhores franquias para investir, têm se interessado muito pelo ramo dos móveis planejados.
Para você que está pesquisando sobre as melhores franquias para investir, fique ligado neste artigo, pois vamos falar sobre a oportunidade de investir no negócio de móveis planejados. Um nicho de mercado bem valorizado pelos clientes, por ter um alto valor agregado.
Dentro do setor moveleiro, os móveis planejados têm representado uma grande papel.
Móveis planejados estão entre as melhores franquias para investir
Ainda em sua palestra, Marcelo Prado, diretor do IEMI, apresentou sua visão de mercado sobre os móveis planejados, especificamente.
Segundo suas pesquisas, o padrão de consumo do mercado moveleiro está mudando. O que o consumidor está buscando hoje em dia vai além da aquisição de um móvel. O que ele quer de verdade é algo que lhe traga uma experiência diferente.
Preços baixos não são diferenciais chamativos para esse novo consumidor. A exclusividade e a personalização são itens muito mais valorizados, e que inclusive aumentam a percepção de valor do consumidor, permitindo que os lojistas cobrem preços maiores.
Mesmo nesses anos de crise econômica no setor moveleiro como um todo, o segmento de móveis planejados, especificamente, tem conseguido se destacar com sua participação no mercado.
Em 2014, os móveis planejados representavam 8,6% do total da produção de móveis. Em 2015, esse índice subiu para 9%, e em 2016 para 8,5%.
Em relação à participação nos valores do mercado, os móveis planejados representavam 19,5% do faturamento do mercado em 2014, passando para 20% em 2015, seguindo para 21,2% em 2016.
No setor moveleiro, as lojas especializadas em móveis planejados são o maior canal de distribuição dos produtos, representando 64,4% do total.
Neste cenário, as lojas de móveis planejados têm entrado na lista das melhores franquias para investir. Os empresários que já estão no ramo não têm do que reclamar.
O projetista Kenio Cysneiros, que atua no mercado dos móveis planejados, revelou em entrevista para Rede Globo que, houve um grande aumento de 20% na procura por móveis planejados nos últimos 3 anos.
E nesse segmento, os móveis planejados residenciais são os mais procurados. Segundo as informações do SEBRAE sobre o mercado de móveis planejados, o mobiliário para casas representam 67% do que é produzido.
D&C entre as melhores franquias para investir no mercado de móveis planejados
Uma empresa que tem se destacado muito como franqueadora no segmento de mercados dos móveis planejados é a D&C.
A MPE tem uma proposta única para o mercado: entrega os móveis planejados para o cliente em apenas 10 dias.
É impressionante, pois é um tempo muito curto para planejar os móveis, confeccionar as peças do projeto, levar tudo até a casa do cliente e fazer a montagem.
Seria muito difícil fazer isso, se não fosse pelo método que o empresário Ricardo Guadagnin criou para a sua empresa de móveis planejados e hoje já iniciou o processo de expansão com lojas franqueadas para construção da rede, em crescimento contínuo.
Ricardo começou muito cedo no ramo moveleiro, passou boa parte de sua adolescência dentro de uma fábrica de móveis, em meados da década de 1970.
Após muita experiência nesse mercado, Ricardo, junto com sua esposa Gabriela, fundaram a D&C Móveis Planejados, no ano 2000.
Após estudo minucioso de todos os desafios desse mercado e, principalmente, o comportamento dos consumidores. Ricardo entendeu que o cliente mais busca, na verdade, são três coisas: prazo, qualidade e personalização.
Assim, Ricardo projetou um sistema de atendimento, produção, logística e montagem que entrega os móveis prontos para o cliente em 10 dias, a partir da aprovação e compra.
Rapidamente, a loja de móveis planejados prosperou e aumentou sua infraestrutura de produção e logística. Hoje a infraestrutura conta com:
- Fábrica de 1500m²;
- Máquinas de produção;
- Caminhões para entrega;
- 28 colaboradores na linha de produção e montagem.
A D&C é liderança em móveis planejados da região do interior do estado do Rio de Janeiro, com uma produção média de 51 projetos por mês (mas tem capacidade de atender até 200 projetos por mês).
Com o modelo de negócio comprovado e testado, Ricardo viu que tinha uma grande oportunidade de contribuir para o crescimento do segmento de mercado dos móveis no Brasil.
Estudando os modelos de franchising, a D&C abriu o seu modelo de negócio para outros empreendedores do mercado que procuram as melhores franquias para investir.
Como é ser um franqueado D&C Móveis planejados
Os investidores que escolhem a empresa D&C para essa parceria de negócio se beneficiam de uma série de vantagens nesse mercado:
- Alto reconhecimento da marca no mercado de móveis planejados, com alto valor agregado;
- Fábrica própria, localizada na Região dos Lagos, oferecendo capacidade de entrega de forma rápida e com custos bastante reduzidos;
- O franqueado deve se concentrar apenas no atendimento dos clientes, realização dos projetos e concretização das vendas. A entrega do produto, assim como a sua montagem e garantias do serviço e produto, são 100% feitos pelo franqueador (o franqueado não tem dor de cabeça com nada);
- Custos de operação reduzidos, com o maior custo-benefício entre outras marcas de móveis modulados;
- Proximidade e contato entre fábrica e franqueado, com rapidez na solução de qualquer situação envolvendo a unidade e o cliente, com suporte técnico operacional até mesmo para questões financeiras;
- Riscos financeiros e custos tributários envolvendo a fábrica diretamente com o cliente, evitando bitributação;
- Suporte e treinamento completos ao franqueado;
- Plano completo para implantação da unidade franqueada;
- Supervisão e consultoria para o franqueado diretamente em sua unidade;
- Baixo custo de investimento inicial;
- Previsão de retorno do investimento em até 24 meses.
Você também pode ser um franqueado com a sua loja de móveis planejados e aproveitar essa retomada do setor moveleiro, e sair na frente.
Para obter informações mais detalhadas sobre o modelo de franquia da D&C, clique aqui e manteremos contato com você!