Como mesclar móveis antigos com os modernos na decoração?

Enfim você resolveu redecorar a casa… Você quer tanto dar um ar de modernidade no ambiente, mas está com uma dor no coração de jogar fora aquele móvel que está há anos com sua família. O que fazer nessa situação? Como não deixar o tal móvel antigo atrapalhar os novos?

Se você está nesse terrível dilema, saiba que existe um jeito. Preste bem atenção nestas dicas abaixo e veja o que fazer para harmonizar os dois estilos de móveis na decoração da sua casa!

Como harmonizar os dois estilos de decoração?

O contraste de épocas pode oferecer resultados inesperados para seu ambiente. Um móvel antigo rodeado de móveis modernos é, no mínimo, curioso. Procure surpreender com isso. Observe bem que móvel seu vai dar este contraste, mas tome muito cuidado para que ele não fique sobrando no espaço.

Novas utilidades para antigos móveis

Use a imaginação! Sabe aquele guarda-roupa que não aguenta mais guardar suas roupas? Experimente tirar suas portas e transformá-lo em uma exclusiva estante de livros. Ou então um baú, que pode se transformar em uma belíssima adega. E aquelas cadeiras da cozinha da sua avó? Experimente usá-las na sua cozinha planejada.

Você também pode aproveitar partes do móvel, um tampo de mesa antigo com pés modernos pode dar um charme na sua mesa. Ou mesmo, ao contrário, os pés antigos para um tampo novo.

Novas cores e texturas

Você também pode apostar na modificação desses móveis. Experimente pintá-los, acrescentar texturas e estampas. Uma boa dica é pintá-los com cores fortes, como amarelo, cyan, magenta ou a que você preferir. Isso vai dar um ar retrô ao móvel e ele se destacará muito mais no ambiente.

Outra forma de pintá-lo é utilizar tons da mesma paleta de cores do resto do ambiente, dessa maneira o ambiente fica mais harmonioso. Um bom projeto pode lhe ajudar e muito!

Quanto às texturas, você pode utilizar um revestimento de tecido, que pode transformar um móvel que não esteja em condições muito boas em novo, além de deixá-lo moderno. Isso também pode ser feito com sofás e almofadas antigas. A dica é procurar novas cores e texturas que combinem com seu novo espaço planejado, tire dúvidas com o responsável pelo projeto.

Souvenirs também ajudam na composição

Além dos móveis, você também pode usar pequenos objetos antigos e obras de artes mais rústicas, que vão ajudar também a dar um toque retrô no ambiente. Caso você não tenha, experimente garimpar em antiquários e em feiras de antiguidade, nesses locais existem verdadeiras relíquias a ótimos preços. Vale à pena conferir.

Cuidados

Quando for harmonizar seus móveis antigos com os modernos, tome muito cuidado para equilibrar as cores, pense muito bem antes de sair reformando seus móveis. Caso tenha alguma dúvida, aconselhamos consultar um decorador de interiores ou o responsável do seu novo projeto, que poderá te dar ótimas dicas do que fazer com os seus móveis.

Certifique-se também de ter mais de um móvel antigo, caso contrário, pode parecer que ele estava sobrando e correrá o risco da decoração ficar desequilibrada.

Viu só? Você não precisa mais se desfazer dos seus móveis antigos, com um pouco de imaginação e bom gosto, você consegue revitalizá-los e incrementar ainda mais a decoração dos seus novos ambientes planejados. Você já tem alguma ideia do que fazer com os seus móveis? Compartilhe com a gente nos comentários!