Cozinha Gourmet: 4 Dicas para Tornar esse Ambiente Digno de um MasterChef!

Sendo cada vez mais incrementadas com funcionalidades e recursos, por contas das novas necessidades, as cozinhas vêm evoluindo e diferenciando-se em vários tipos.Falaremos hoje especificamente do estilo da Cozinha Gourmet e daremos algumas dicas de como você poderá tornar seu ambiente digno de um Master Chef!

No entanto, queremos antes disso, relembrar o conceito desse estilo. Você pode estar se perguntando o que de fato significado a palavra Gourmet…

A expressão gourmet está associada ao ato de cozinhar de forma mais elaborada, englobando cultura e arte culinária. Então pensando por essa perspectiva, o espaço gourmet é o ambiente onde é realizada a preparação com criatividade de diversos alimentos e também o ponto de encontro entre amigos e familiares!

Vamos as Dicas:

#Dica 1:  Fique Atento ao Planejamento da Cozinha

É essencial que sua cozinha gourmet fique visualmente bonita e que você possa explorar  todo o potencial e funcionalidade, mas para isso é necessário um planejamento 😉

Independente do tamanho e espaço disponível é importante que tenha um acesso facilitado aos utensílios e aparelhos domésticos como: lava-louças, trituradores, mixers, entre outros.

Geralmente para este estilo de cozinha gourmet é indicado o formato de cozinha linear com IlhaEste modelo facilita a circulação e preparação dos pratos, visto que a área molhada (pia) serve como apoio entre a geladeira e fogão. Porém, nada impede que outro formato se adeque ao estilo gourmet.

Aqui na D&C, nós possuímos uma equipe de gestores e parceiros capacitada para dar o suporte e orientações para optimização dos seus ambientes.

 

#Dica 2: Use Bancadas e Ilhargas:

Use como apoio para preparação de suas receitas as bancadas, e como muitos masterchefs, você poderá colocar um cooktop em sua ilha. Olha que máximo!  Isso possibilitará servir seus convidados com mais agilidade e também participar das conversas e momentos, mesmo estando com as “mãos na massa”.

A bancada também pode funcionar como mesa de refeições e na composição da decoração poderá usar bancos ajustáveis e de cores variadas. Isso funciona muito bem. Além de elegante, sua bancada será funcional!

 

#Dica 3: Use de Forma Estratégica os Eletros

Na hora da preparação é importante ter acesso rápido e eficaz aos eletros também. Por exemplo: os fornos embutidos estão sendo muito utilizados nas cozinhas modernas, por isso indicamos que sejam colocados em uma altura confortável para o usuário. Além de ajudar com a questão da ergonomia (postura), ainda facilita a retirada de alimentos quentes, evitando assim possíveis acidentes. Deseja saber mais sobre ergonomia na cozinha? Clique Aqui!

Outro eletro muito importante é a coifa. Além de servir como decoração, tem como principal benefício à absorção de gorduras e odores. Visto que estamos falando de um ambiente integrado geralmente com a sala, este é um fator importantíssimo que vale o investimento, afinal ninguém merece ter a casa ou estofados com cheiro de gordura.

 

 #Dica 4: Cozinha Americana Vs Cozinha Gourmet:

Um fato curioso é que cozinha americana e cozinha gourmet são dois tipos distintos de cozinhas.

A cozinha americana “nasceu” da necessidade do usuário estar em dois ambientes ao mesmo tempo, por isso é classificada assim a cozinha que é integrada diretamente com a sala. Esse tipo de cozinha é mais simples, porém com móveis bem planejados e iluminação adequada poderá ser palco de diversos encontros e recepções dos seus eventos.

A cozinha Gourmet já vem da vertente da arte na cozinha, onde anfitriões amantes da culinária, promovem os encontros diretamente na cozinha, ou seja, não precisa necessariamente ser integrada a outro cômodo da casa.

 

#Concluindo

Seja nas áreas comuns dos condomínios e prédios, nos quintais das casas ou em qualquer espaço disponível, se você tem desejo de ter sua cozinha gourmet , certamente essas dicas, servirão para você!

Agora, você será o grande MasterChef e seus convidados ficarão felizes ao desfrutarem estes momentos tão importantes, deliciando pratos saborosos.

Cozinha é um assunto do seu interesse? Então não perca tempo e confira o nosso Guia: Minha Cozinha Dos Sonhos!