Você pode dar mais ou menos importância a este assunto, mas com certeza é algo que você já viu ou ouviu falar. A etiqueta à mesa é a forma como as pessoas se portam em situações sociais, na hora das refeições.
Por muito tempo, a etiqueta à mesa foi responsável por demonstrar o pertencimento a um determinado grupo social. Esses grupos geralmente são aqueles que predominam numa sociedade, seja ela social, político ou cultural.
Atualmente, a etiqueta está menos rígida, mais flexível do que antigamente. Mas nem por isso deve ser negligenciada. Preparamos dicas muito úteis para você fazer bonito em diversas situações. Continue a leitura e aprenda mais sobre etiqueta na cozinha e à mesa!
Serviço americano
Etiqueta na cozinha: Nesse tipo de serviço, que é chamado de bufê ou jantar, as travessas são colocadas numa mesa grande e as próprias pessoas se servem. Nesse caso, o serviço do garçom não é obrigatório nesse caso.
Etiqueta à mesa: Vamos começar pelas regras americanas, que são as mais usadas e as mais modernas. Lembre-se que: o garfo é usado na mão direita e que a faca descansa na parte superior do prato, com a serra voltada para dentro. Quando se usa a faca, troca-se de mão. Ou seja, o garfo vai para a mão esquerda e a faca é usada com a mão direita. Mas após isso, deve-se voltar à posição inicial.
Dica geral: Ao descansar os talheres no prato, a faca precisa ficar na parte superior e o garfo pode ficar tanto na direita, quanto na esquerda. Isso depende se você é destro ou canhoto. Nesse momento, os dentes podem ficar virados para cima. Observação: nas regras americanas, não se usa a faca para colocar a comida no garfo.
Serviço europeu
Etiqueta na cozinha: No serviço europeu, também conhecido como “empratado”, onde os pratos são preparados numa mesa auxiliar ou já vem prontos cobertos por uma cloche. O garçom a retira para poder servir.
Etiqueta à mesa: O estilo europeu de etiqueta é o mais tradicional. Destacamos que o garfo fica na mão esquerda e a faca na mão direta. O garfo deve ser usado com os dentes para baixo. No caso do modo europeu é permitido usar a faca para colocar a comida no garfo, mas somente apenas na parte traseira dele.
Dica geral: Ao descansar os talheres no prato, o garfo deve ficar do lado esquerdo e a faca do lado direito, podendo tocar-se ou não.
Serviço brasileiro
Etiqueta na cozinha: Este é o serviço costumeiro, mais informal. Mesmo assim deve-se manter certa elegância ao organizar a mesa. Há a opção de o anfitrião servir todos os convidados ou deixá-los se servirem à vontade. Quando houver travessas vazias ou objetos sujos, estes devem ser retirados da mesa.
Etiqueta à mesa: No serviço brasileiro não se exige menos sofisticação do que o europeu, mas isso não quer dizer ausência de classe e desatenção na hora de se servir e manusear os talheres. Para se portar à mesa brasileira, as dicas gerais abaixo ajudam.
7 dicas gerais de etiqueta à mesa
#1. Começar a usar os talheres de fora para dentro é realmente uma dica válida que você deve colocar em prática.
#2. Talheres que não forem usados, devem continuar na mesa, intocados.
#3. Para sinalizar ao garçom que você está satisfeito, alinhe o garfo e a faca no prato, sendo que o garfo fica ao lado esquerdo ou abaixo da faca.
#4. Jamais gesticule com os talheres em mãos. Sempre que falar, coloque os talheres apoiados no prato.
#5. Massas como talharins e espaguetes não devem ser cortados. O certo é enrolar alguns poucos fios no garfo e levar à boca.
#6. Quando estiver tomando sopa, leve a colher à boca pela lateral. Procure se inclinar um pouco para frente para evitar que gotas caiam sobre sua roupa ou sobre a mesa.
#7. Legumes, omeletes e outros alimentos devem ser cortados com o garfo.
Gostaria de compartilhar mais uma dica de etiqueta na cozinha ou à mesa com a gente? Deixe um comentário!