7 Tipos de Bancadas de Cozinha que Você Deve Conhecer!

As bancadas além de levarem praticidade para a sua cozinha, também levam muito charme. Hoje, em dia são tantos os materiais que elas são feitas, que ficamos na dúvida de qual deles utilizar.

Uma dica que podemos passar agora é: escolha sempre o mais prático de limpar. Veja agora uma lista de tipos de bancadas de cozinha que você precisa conhecer antes de pensar em pôr na sua cozinha.

#1. Concreto

Para começar falando dos tipos de bancadas de cozinha, começamos pelas bancadas de concreto. Elas são bem econômicas, mas por outro lado, necessitam de alguns cuidados. O material para a construção delas precisa ser tratado, para que possa entrar em contato com a água, além disso, elas correm o risco de manchas e rachaduras. Podem também ser feitas de tecnocimento, que é uma solução mais resistente com aplicação de resina hidrofugante.

#2. Aço Inox

O sonho de consumo de quem gosta realmente de cozinhar. O inox é o material essencial em cozinhas industriais. Além de ficar lindo, é muito prático para limpar. Ele só tem 2 pontos contra. É fácil de riscar e seu preço é muito alto. Uma bancada de 2m X 0,6m custa em torno de 1800,00

#3. Azulejo

A decoração da bancada com azulejo é outra opção com um custo mais baixo. Os azulejos podem ser aplicados tanto sobre bases de pedras, como de compensados. Existe no mercado uma grande variedade de padrões e preços que podem deixar sua cozinha um charme. A mão de obra para a instalação do revestimento sai em média R$11,00 o m2.

#4. Madeira

Apesar de ser um dos tipos de bancadas de cozinha mais fáceis de instalar por não precisar nem de cimento, nem água, não é dos mais baratos. Se optar por esta opção, você precisará tomar alguns cuidados no dia-a-dia, pois a madeira não agüenta um contato muito intenso com água, nem com calor excessivo. Se for instalar uma pia na bancada, precisará de uma cuba especial com pranchas laterais. O valor dessa bancada sai em média R$ 2.800,00.

#5. Epóxi

A grande vantagem dessa resina é a ausência de porosidade, o que facilita muito na hora de limpar. Esse material é muito versátil e pode ser moldado em qualquer formato e também possui uma ótima durabilidade. O único defeito dele é que ele não agüenta altas temperaturas, que podem deixar sua superfície amarelada. Mas, prepare-se. O custo de instalação desse material é bem alto e só é feito com mão de obra especializada.

#6. Granito

Uma pedra muito utilizada em cozinhas por ser fácil de limpar, resistente a impactos e por seu custo ser baixo. Um dos únicos defeitos dele é ser sensível a ácidos, que tiram o brilho da pedra e pode até enferrujar. Ele exige uma decoração mais neutra para harmonizar com sua falta de tonalidade.

#7. Corian

Para fechar com chave de ouro, destacamos a bancada Corian. Esse tipo ainda não é muito conhecido no Brasil, mas promete crescer muito o seu uso em bancadas de cozinha, pois oferece muitas vantagens em relações às bancadas de madeira, pedra, inox e outras: ele não apresenta emendas aparentes, não mancha com a mesma facilidade e não propaga fogo.

Outra vantagem é que além de bonito, moderno e possuir 24 cores para deixar a sua cozinha mais elegante, ele exige pouquíssima manutenção. Realmente uma excelente opção!

Essas são algumas das melhores opções para você ter uma bancada muito charmosa e elegante na sua cozinha. Para escolher a melhor opção, pense na decoração da sua casa como um todo e veja qual desses tipos combina mais com o que você quer e qual deles cabe no seu bolso.

 

Qual dessas opções você colocaria na sua cozinha? Deixe o seu comentário!