Móveis planejados para sala: 5 dicas essenciais para você garantir um ótimo resultado final

Não há nada mais relaxante que chegar de um dia cansativo de trabalho, jogar a sua bolsa num canto e relaxar no sofá da sua sala, contemplando a beleza do seu lar. Concorda?

Por isso que o ambiente precisa ser muito bem pensada, escolhendo os móveis planejados para sala mais indicados.

A sala de estar cumpre diferentes funções na vida de seus moradores.

Ela é um local de descanso, de entretenimento e de reuniões sociais. E é esse ambiente que mostra para as pessoas qual é a personalidade que você tem.

Existem vários elementos numa sala de estar que você pode trocar de tempos em tempos: tapetes, cortinas, luminárias e lustres, itens de decoração, etc. Mas os móveis planejados para sala (como rack, aparadores, mesas de apoio) e o sofá são itens que estarão presentes nela por um bom tempo.

O uso de móveis convencionais é muito comum visto que são encontrados em diversas lojas. Mas para quem busca exclusividade e autenticidade para ter um espaço único, a melhor opção é investir um pouco mais em móveis planejados para sala.

Visto que os móveis planejados personalizados, possibilitam perfeita adequação nas medidas, equipamentos de mídia e até mesmo viabilizam a automação residencial!

Aqui na D&C temos um time de especialistas em planejamento residencial, e já tivemos a honra de planejar a sala de milhares de clientes, e por isso queremos compartilhar essa experiência com você. Aliás, se quiser, pode conversar sobre seu projeto aqui!

Esse artigo foi feito para você que quer montar uma sala de estar confortável e estilosa. Então aproveite ao máximo este conteúdo e preste atenção nas dicas que vamos passar, ok?

#1 – Como definir os móveis planejados para sala de estar

Esse é o ponto onde as pessoas impulsivas se dão mal. Ops. 🙂

Ao passearem por lojas de móveis, muita gente se encanta com o que vê e corre o risco de comprar móveis que não são adequados para o seu espaço.

Tudo deve ser feito com muito planejamento. Sem fazer isso, os móveis podem ter medidas erradas que vão comprometer toda a disposição da sala de estar. Tudo isso por simples falta de organização.

Os móveis planejados para sala devem levar em consideração o espaço por completo, como se ele estivesse vazio.

É necessário observar onde ficará cada móvel: rack, sofá, mesa de centro ou de canto, quadros, luminárias, estantes, prateleiras, etc. E isso deve ser feito considerando a infraestrutura disponível. Não adianta colocar um rack para a sua televisão numa parede que não tem tomadas de energia e saída de cabo de internet, por exemplo.

É necessário tirar todas as medidas possíveis para definir os móveis planejados para sala. Inclusive pequenos detalhes, como altura disponível para o móvel e pilares sobressalentes que formam “dentes” nas paredes.

Observe questões como a incidência de raios solares dentro do ambiente. Há materiais de móveis que pode sofrer deterioração acelerada por conta desse tipo de exposição. A iluminação direta do sol pode, inclusive, prejudicar a visibilidade das imagens na televisão, mesmo para as que são de tecnologia de ponta.

Observe todas as interferências possíveis que possam existir no espaço, e tire todas as medidas  com precisão, para não comprometer a circulação da sala quando estiver mobiliada. Meça, inclusive, os vãos de passagem e porta de acesso, para saber se os móveis da loja vão entrar na sua casa.

Aqui na D&C aprendemos muito com o tempo de experiência com móveis planejados para sala, e já sabemos prever tudo o que é possível para definir o que é importante para o seu espaço. (Quando  solicitado, enviamos um gestor D&C até sua casa para tirar essas medidas sem nenhum custo!)

móveis planejados para sala

#2 – Defina os estilos dos móveis planejados para sala

Outro erro comum, também decorrente da impulsividade, é de comprar móveis olhando para eles de forma isolada, sem considerar qual é o estilo que o todo o conjunto do ambiente deverá ter.

Com os espaço da sua sala bem planejado, o passo seguinte é definir que estilo ou tema os seus móveis deverão seguir. Pense e analise qual tem a sua cara e te faz sentir mais confortável: estilo clássico, minimalista, rústico, moderno, jovial, etc.

Se você gosta de um visual mais clean, com pouca informação, o mais aconselhável é um estilo minimalista. Para pessoas que gostam de coisas mais modernas, vale apostar nas cores e designs mais diferenciados.

O estilo rústico investe em materiais mais “crus”, como amadeirados.Para quem gosta de um visual mais sóbrio, vale apostar no estilo clássico, com linhas mais retilíneas e formas mais regulares.

Tenha atenção com os móveis dos outros ambientes. É melhor que os móveis planejados para sala sigam estilo similar aos demais ambientes da sua casa, pois dessa forma você terá mais unidade e integração visual entre na sua residência.

Leve em consideração também qual é a impressão que você quer causar. Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de receber visitas, vale a pena investir em um sofá e poltrona confortável, para acomodar as visitas e demonstrar hospitalidade.

#3 – Pense na rotina dos moradores da casa

Móveis planejados para sala

Aqui na D&C, quando um cliente nos procura para desenvolver os móveis planejados para sala, sempre fazemos uma entrevista cuidadosa sobre a rotina que sua família tem. 😉

Quando a família tem crianças pequenas, o recomendado é ter sofás de cores mais escuros, para não sujar tão facilmente.

Se a família for pequena, não compensa investir tanto em sofás de muitos lugares. Nesse caso, é possível apostar mais em outros móveis e até objetos decorativos para ocupar a sala.

Quando a família tem pets, é recomendável que se utilize estofados impermeáveis, como o couro por exemplo.

Há pessoas que gostam de fazer da sala um espaço para leitura também. Nesse caso, é interessante investir num home que também sirva de estante para livros.

#4 – Móveis planejados para sala para organizar o espaço

Pouco adianta ter uma sala muito bonita, mas  pouco prática para manter a organização.

É importante prever quais são os eletrodomésticos e demais acessórios que estarão disponíveis para o uso na sala.

Para essa função, é recomendável móveis planejados para sala com prateleiras, nichos, superfícies de apoios, painéis e gaveteiros e iluminação adequada.

Dessa maneira, todos os objetos de uso comum na sala ficam bem organizados e também com fácil alcance para quando você estiver na sua sala.

Caso você tenha um bom espaço disponível na sua sala, vale a pena investir também em um aparador, mesas de centro e também mesas de canto.

móveis planejados para sala

#5 – Tenha atenção com os materiais

Como mencionamos no início desse artigo, os móveis planejados para sala de estar são elementos que não trocamos com tanta facilidade.

São móveis que, diferente de uma cortina por exemplo, exigem um investimento maior e por isso não é viável ficar trocando com frequência.

Portanto, sempre opte pelos móveis que usam materiais de qualidade, para conferir maior durabilidade aos seus móveis planejados para sala de estar.

É muito comum as pessoas buscarem economizar na compra dos móveis e acabam investindo em móveis com material de segunda linha. O que acontece é que essas peças acabam se desgastando rapidamente.

Isso acaba gerando dor de cabeça demais, pois além de ter que investir novamente em móveis, há todo o processo de aguardar a entrega e montagem dos móveis em sua casa.

Isso sem falar na assistência técnica!

Afinal de contas uma sala é um cômodo muito frequentado, é comum exigir mais atenção! Uma boa garantia e assistência técnica rápida, faz toda diferença!

Faça uma consultoria para móveis planejados para sala!

Fazer sob medida é sempre a escolha mais certeira para quem busca ter ambientes autênticos  bem aproveitados, sem abrir mão do conforto e do estilo.

É por isso que as residências mais diferenciadas sempre contam com móveis planejados para sala. Até porque este ambiente é o coração da casa, onde relaxamos e batemos um papo com as visitas.

Muitos clientes procuram nossa equipe da D&C porque querem ter uma sala de estar exclusiva e charmosa, mas sem correr o risco de parecer cafona, pois estamos sempre ligados nas principais tendências da atualidade.

A copa está chegando e aí como está a sua sala? Vamos planejar?

Clique aqui e peça agora o seu Projeto Exclusivo Grátis!

PS.: Na D&C a entrega é em 10 dias!